Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Manhã tranquila em Alcochete

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

​Leoas vencem Amora FC por 3-0 em jogo de sentido único

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o lanterna-vermelha Amora FC por 3-0, este domingo, em encontro da 15.ª Jornada da Liga BPI.

Sem poder contar com as lesionadas Brenda Pérez e Cláudia Neto, e com as habituais titulares Diana Silva e Ana Borges no banco, as Leoas apresentaram-se no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, com três alterações no onze. Destaque para a estreia de início da central de 20 anos Sofia Silva, além das entradas de Ana Capeta e também da avançada de 17 anos Maria Ferreira.

No frente-a-frente com um adversário que somara apenas uma vitória em 14 jogos, conseguida na última jornada frente ao CA Ouriense, e que tinha saído derrotado no jogo da primeira volta por 0-8, esperava-se um Sporting CP dominador e foi isso mesmo que se viu. A formação verde e branca fixou-se desde cedo no meio-campo ofensivo, perante o bloco recuado do Amora FC.

Numa primeira parte de sentido único, em que a guarda-redes Hannah Seabert foi uma mera espectadora, as Leoas beneficiaram de inúmeras oportunidades. Na primeira, Chandra Davidson teve tudo para facturar numa bola perdida na área na sequência de um canto, mas rematou por cima, ao que se seguiram novas tentativas de Ana Capeta, por duas vezes, e Rita Fontemanha.

Aos 36 minutos, depois de várias ameaças, chegou mesmo o golo. Lançada nas costas da defesa contrária por Ana Teles, Ana Capeta contornou a guarda-redes Andreia Neves e, com toda a calma do mundo, atirou para o fundo das redes. Foi o décimo golo da internacional portuguesa esta época, ela que conseguiu ultrapassar pela primeira vez a muralha defensiva do Amora FC.

Na recta final da primeira parte, a toada dominadora por parte do Sporting CP manteve-se, sem que as opositoras se mostrassem muito incomodadas. Assim, foi sem surpresa que, já depois de Ana Teles também ter tirado as medidas à baliza, a turma da casa ficou perto do 2-0 quase em cima do intervalo, com Maria Ferreira a aparecer na área e a cabecear a centímetros do poste.

No regresso para a segunda parte, nada mudou. As Leoas continuaram a dominar em toda a linha, sem dificuldades de maior, e somaram várias oportunidades para dilatar a vantagem. Logo no arranque, a central Bruna Lourenço quase confirmou o segundo golo da manhã, na sequência de um canto, mas o cabeceamento esbarrou em Eleia Vieira, que fez o corte já em cima da linha.

À passagem da hora de jogo, surgiram as primeiras alterações. Maísa Correia (16 anos) e Maiara Niehues (18 anos) foram lançadas, após Eleia Vieira ter negado novamente o segundo golo das Leoas em cima da linha, sendo que foi Maísa Correia a fazer o 2-0. Aos 71 minutos, a jovem finalizou um cruzamento de Chandra Davidson, estreando-se a marcar pela equipa A esta época.

Depois, foi a vez de Inês Gonçalves, Rita Almeida (16 anos) e a reforço de Inverno norte-americana Leah Scarpelli também irem a jogo, com as duas últimas a cumprirem assim a estreia de Leão ao peito. O 3-0 chegaria de forma natural logo a seguir, aos 82 minutos, com Ana Teles a dar nova assistência, para o cabeceamento de Maísa, que bisou e fechou o marcador em 3-0.

As Leoas, que mantêm assim a segunda posição com os mesmos 35 pontos do SC Braga, voltam a jogar dentro de uma semana, no dia 19 de Março, na visita às bracarenses, para a 16.ª ronda.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Sofia Silva, Bruna Lourenço, Fátima Dutra (Leah Scarpelli, 74’), Joana Martins (Rita Almeida, 81’), Rita Fontemanha [C] (Maiara Niehues, 65’), Andreia Bravo, Ana Teles, Chandra Davidson, Ana Capeta (Inês Gonçalves, 74’) e Maria Ferreira (Maísa Correia, 65’).