Empate em Braga
14 Out, 2023
Leoas dividem pontos fora de casa
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, este sábado, a uma bola no terreno do SC Braga para a quarta jornada da Liga.
Num jogo realizado no Estádio Municipal de Braga, Leoas e minhotas protagonizaram um embate muito animado, como tem sido hábito no confronto histórico entre os dois emblemas, e o resultado podia ter sido bem mais avolumado.
O Sporting CP entrou melhor e marcou logo aos três minutos: Cláudia Neto roubou a bola no meio-campo ofensivo, deu para Ana Capeta na direita e esta serviu Diana Silva com um excelente passe. A camisola 19, no coração da área, finalizou com grande classe para o 0-1.
As visitantes continuaram por cima e a ameaçar o segundo tento. Depois de já ter atirado às malhas laterais, Ana Capeta - após boa jogada de Jacynta Gala e Diana Silva - rematou por cima quando estava em boa posição. A seguir, foi Jacynta Gala a obrigar Patrícia Morais, guarda-redes do SC Braga, a uma boa defesa.
Do outro lado, Carolina Jóia brilhou ainda mais quando, aos 16 minutos, impediu o empate de Mylena Freitas com uma defesa espectacular. As oportunidades não paravam e, já perto da meia-hora de jogo, foi Fátima Pinto a cabecear ligeiramente ao lado.
O SC Braga conseguiu mesmo fazer o 1-1 por intermédio de Vitória Almeida e voltou a facturar logo a seguir, o mas o segundo tento foi anulado pela árbitra Sara Alves depois do recurso ao VAR.
Até ao intervalo, destaque para mais uma boa defesa de Carolina Jóia e para o excelente remate de Jacynta Gala, de muito longe, a bater na trave bracarense.
O segundo tempo começou com um penálti assinalado para o SC Braga, mas Carolina Jóia brilhou - mais uma vez - ao defender a tentativa de Vitória Almeida. No entanto, Sara Alves ordenou a repetição do penálti, sendo que a jogadora das visitadas, na segunda vez, voltou a falhar, desta vez atirando por cima.
Manteve-se o 1-1, mas o Sporting CP podia ter voltado a ficar na frente aos 64 minutos: um grande passe de Ana Borges lançou na velocidade Diana Silva, que não conseguiu, depois, superar Patrícia Morais.
O ritmo foi baixando, com o desgaste físico a ser cada vez mais visível, e Mariana Cabral começou a mexer na equipa, lançando Joana Martins, Brenda Pérez, Olivia Smith e Maísa Correia, mas o empate prevaleceu em Braga.
O Sporting CP vai, agora, receber o SCU Torreense no Estádio José Alvalade no próximo sábado, 21 de Outubro.
Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Ana Borges, Bruna Lourenço, Andrea Norheim, Mariana Rosa, Fátima Pinto (Joana Martins, 68'), Maiara Niehues (Brenda Pérez, 77'), Cláudia Neto, Jacynta Gala, Ana Capeta (Olivia Smith, 77') e Diana Silva (Maísa Correia, 89').