Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mariana Cabral: "É preciso gerir muito bem a emoção e os momentos do jogo"

Por Sporting CP
25 Nov, 2023

Domingo é dia de dérbi entre águias e Leoas - 14h30, no Seixal

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, este domingo (14h30), ao Seixal para enfrentar o SL Benfica no jogo da oitava jornada da Liga.

Mariana Cabral, treinadora das Leoas, fez a antevisão do dérbi e considerou que, após quatro triunfos consecutivos − os dois últimos sem sofrer golos −, este é um bom momento para enfrentar o rival encarnado.

"Temos vindo a crescer ao longo das semanas, temos melhorado nos nossos processos defensivos e ofensivos", referiu aos jornalistas presentes, acrescentando que "os períodos de adaptação e juntar toda a gente são coisas que demoram o seu tempo". O Sporting CP está "bem e preparado para o jogo", garantiu a técnica.

"A equipa dá-nos muita confiança. Temos muitas opções, mais do que na época passada, tanto graças a jogadoras que subiram da formação como às que vieram de fora. Isso permite-nos ter algumas particularidades defensivas e ofensivas que antes não tínhamos e que agora nos podem dar mais vantagens. Temos uma equipa muito completa e que está a crescer", considerou.

Neste momento, as Leoas somam 16 pontos na Liga e estão a cinco da liderança, ocupada pelas águias. Agora, é hora de ambas as formações medirem forças e "um dérbi é sempre um dérbi", reconheceu a treinadora verde e branca.

"É um jogo muito emocionante, onde as emoções também toldam a razão. É preciso gerir muito bem a emoção e os momentos do jogo", perspectivou, antes de recordar o embate entre as duas equipas na Supertaça.

"Acho que as equipas estão num período um bocado diferente e no início da época também foi um jogo que significava um troféu. Foi um jogo muito equilibrado, em que eu creio que estivemos melhor, mas acabámos por não ganhar o jogo nos penáltis", recordou.

De seguida, analisando o adversário, embora Mariana Cabral tenha considerado o SL Benfica uma "equipa muito boa, com jogadoras excelentes e que está na UEFA Women's Champions League", a técnica realçou também "a qualidade" da sua equipa. "Temos toda a capacidade para ganhar o jogo", enalteceu.

"Acho que tacticamente são jogos extremamente interessantes e as duas equipas jogam de forma diferente do que jogavam na época passada. Depois, a nível de qualidade, o SL Benfica tem uma base unida há mais tempo, mas há muita qualidade individual e colectiva em ambas as equipas", resumiu, por fim.

Por sua vez, Hannah Seabert, guardiã do Sporting CP, também lançou o dérbi que se segue, mas começou por falar sobre a sensação "fantástica" de estar de regresso às opções − disputou o último encontro das Leoas frente ao FC Famalicão depois de praticamente dois meses de ausência. "Demorou mais do que esperava, mas estou muito contente e cheia de energia por estar de volta à equipa", salientou.

Já sobre o embate frente ao rival encarnado, a norte-americana não escondeu que "é sempre importante estar num bom momento" para enfrentar "um jogo grande como este".

"A equipa sente-se bem e estamos num bom patamar a nível físico e mental para entrar num jogo como este", completou, antes de projectar o dérbi deste domingo.

"[SL Benfica] É uma equipa equilibrada, boa no ataque e na defesa, mas acho que se levarmos a nossa energia, sabemos como jogar e aproveitar os espaços que o SL Benfica deixa. Temos de nos focar nisso e no nosso plano de jogo e, se assim for, podemos sair por cima", atirou, confiante.

Por fim, Hannah Seabert considerou que as Leoas reforçaram-se bem para esta época e que a exibição na Supertaça deixou bons indicadores da capacidade da equipa. "Acho que chegaram boas jogadoras esta temporada, que têm acrescentado muito, tanto em treino como em jogo. Acho que isso se viu na Supertaça, fomos muito competentes contra o SL Benfica. Foi um jogo muito equilibrado que teve de ir a penáltis", lembrou, sentenciando: "Temos capacidade para mudar essa história".