Leoas vencem dérbi no Seixal
26 Nov, 2023
1-3 com golos de Diana Silva, Cláudia Neto e Ana Capeta
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, em casa do SL Benfica por 1-3 em jogo da oitava jornada da Liga BPI, consolidando assim o segundo lugar na tabela e encurtando para apenas dois pontos a distância para o líder.
Para o segundo dérbi da temporada, que foi antecedido de um minuto de silêncio em memória de José Luís Tavares, antigo árbitro e ex-presidente da APAF, que faleceu esta semana, Mariana Cabral apostou de início em Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Fátima Pinto, Fátima Dutra, Joana Martins, Maiara Niehues, Jacynta Gala, Olivia Smith, Cláudia Neto e Diana Silva.
No Seixal as bancadas quase encheram para o frente-a-frente entre as Leoas e as águias e foi o Sporting CP que entrou melhor no terreno adversário, abrindo o marcador logo no primeiro minuto: canto na direita, após um remate de Maiara Niehues ser interceptado, com Diana Silva a saltar e a cabecear certeiro para o 0-1.
Aberto o marcador logo no início, a formação Leonina ganhou ainda maior confiança e foi logo à procura de aumentar a vantagem, mostrando-se mais perigosa do que o SL Benfica que, embora conseguisse chegar à área, não conseguiu assustar Hannah Seabert. Já do outro lado, Lena Pauels foi tendo mais trabalho e, aos 13 minutos, foi novamente chamada a intervir e impediu o golo de Olivia Smith, num remate cruzado junto ao primeiro poste.
O Sporting CP ganhou canto, após esse lance, e aí não levou perigo à baliza do SL Benfica, mas as Leoas continuaram a mostrar vontade de chegar depressa ao 0-2, pressionando alto e chegando várias vezes à área encarnada, e, antes da meia-hora, aumentaram mesmo a vantagem: Lena Pauels começou por defender o remate de Jacynta Gala, mas na recarga Cláudia Neto não desperdiçou a oportunidade, dando expressão à eficácia verde e branca.
0-2 para o Sporting CP a ajustar-se com aquilo que se ia passando em campo e, pouco depois, as Leoas estiveram a centímetros do terceiro golo: livre na direita com Fátima Dutra a assumir o lance e a fazer a bola sair rente à barra.
Corria tudo bem à formação Leonina, mas, já depois de dado o tempo-extra na primeira metade, o SL Benfica conseguiu reduzir na marca de 11 metros: Hannah Seabert tentou tirar a bola a Jéssica Silva derrubando-a e Carole Costa não falhou no frente-a-frente com a guardiã verde e branca, que ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu chegar à bola.
Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por apenas um golo de diferença e na segunda metade foi o SL Benfica que entrou mais pressionante, mas as Leoas mostraram-se ao mesmo nível e continuaram defensivamente consistentes.
Apesar disso, as Leoas não quiseram nunca ser mais defensivas e Mariana Cabral provou-o com a primeira substituição, perto da hora de jogo, apostando em Ana Capeta para o lugar de Cláudia Neto. Uma substituição que se revelou acertada e eficaz, com a avançada a fazer o 1-3 nem cinco minutos depois: Jacynta Gala entregou de trivela e a internacional portuguesa, entre várias adversárias, rematou certeiro.
A seguir a técnica verde e branca voltou a mexer, fazendo entrar Brenda Pérez para o lugar de Maiara Niehues, com o Sporting CP a manter assim as ideias, perante um SL Benfica que voltava a ficar à distância de dois golos. Kika Nazareth até teve uma boa oportunidade, aos 68 minutos, para voltar a reduzir, mas Hannah Seabert impediu o 2-3 numa grande defesa com o pé direito.
Entretanto o jogo ficou mais ‘quentinho’, com o SL Benfica a exagerar na agressividade e, fruto disso, duas jogadoras encarnadas viram cartão amarelo quase de forma seguida por faltas sobre Brenda Pérez. Pouco depois, mais uma falta feia, agora sobre Olivia Smith, na jogada em que a equipa da casa fez o segundo golo e, por isso mesmo, o 2-3 não foi validado.
Assim, manteve-se o resultado e a vantagem de dois golos para o Sporting CP, mas o SL Benfica ia criando perigo e teve, à entrada para os últimos dez minutos, mais uma oportunidade para voltar a reduzir, mas Hannah Seabert voltou a ser decisiva, primeiro socando o esférico, e depois, na insistência, a segurar a bola em cima da linha.
Nessa altura, Mariana Cabral – expulsa instantes depois, aos 83 minutos – já preparava a terceira e última substituição do Sporting CP, com Fátima Dutra a sair e Mariana Rosa a entrar.
O jogo ainda teve mais seis minutos para lá dos 90, continuando com as mesmas dinâmicas, mas o resultado já não se alterou mais e o Sporting CP saiu do Seixal com três pontos justíssimos, depois de impor a primeira derrota ao SL Benfica neste Campeonato Nacional.