Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Camisola de Ana Borges exposta no Museu Sporting

Por Sporting CP
12 Jun, 2024

​Peça foi adquirida em leilão e doada ao espaço pela AE Economics

A AE Economics, main sponsor do futebol feminino, doou ao Museu Sporting uma camisola de jogo da capitã Ana Borges, depois de esta ter sido adquirida no primeiro leilão de camisolas da equipa feminina realizado pela Matchworn Shirts. Recorde-se que a parceria com esta plataforma era, até aqui, exclusiva à equipa masculina.

A camisola em questão foi utilizada no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao SL Benfica, no Seixal, e foi colocada em leilão juntamente com as camisolas usadas também nessa partida por Brenda Pérez e Olivia Smith – que acabaram por ser licitadas por adeptos que pagaram um valor desconhecido.

O momento da entrega da camisola da internacional portuguesa contou com a presença do presidente do Sporting CP Frederico Varandas, da directora do Museu Sporting Isabel Victor, e também do fundador da AE Economics Ximenes Abreu.

Para Ana Borges, ter uma camisola envergada por si num espaço com tanta história como o Museu Sporting é um orgulho, até porque este é o clube do seu coração.

“Nunca neguei que sou do Sporting CP e ter uma camisola minha no Museu é uma honra e um privilégio enormes. A partir do momento em que representamos este clube, tornamo-nos um símbolo. Gostava de me retirar no Sporting CP e o facto de ficar aqui a camisola é muito bom”, realçou a defesa aos meios de comunicação do Clube, frisando que isto só foi possível devido ao “reconhecimento” das Leoas.

“O futebol feminino está a ter um crescimento cada vez mais brutal no nosso país. O facto de os adeptos quererem vir aos nossos jogos e pagarem pelas camisolas diz muito”, lembrou, sublinhando o facto de a peça em questão ser única, visto que foi para a vitrine ainda com as marcas do esforço feito pela jogadora em campo: “Quando assinamos pelo Sporting CP, é para batalhar e darmos a vida pelo Clube”.

Já Ximenes Abreu, responsável máximo da AE Economics, explicou como nasceu a ideia de licitar a camisola e oferecê-la ao Museu, revelando o custo da mesma.

“Quando soube que iam ser leiloadas as primeiras camisolas do futebol feminino, a AE Economics percebeu que tinha de trazer uma delas para o Museu e para o mundo Sporting CP. Foi com grande orgulho que o conseguimos, mas não foi fácil, começámos nos 100 euros e acabámos em mais de 500. Foi uma luta, mas a camisola está onde devia estar”, disse, explicando porque foi escolhida Ana Borges.

“A Ana Borges representa muito daquilo que é o futebol feminino do Sporting CP: coragem, coração e garra. Para as futuras gerações e quem ama o futebol, é bom terem a camisola no Museu para admirarem e perceberem que o futebol feminino está a crescer e a internacionalizar-se. Na próxima época vai ser mais comum ter camisolas de jogadoras a ser leiloadas, é bom para o clube e para as jogadoras”.