Leoas na final da Taça da Liga
12 Fev, 2025
Sporting CP venceu o SF Damaiense por 1-2 no jogo da segunda mão, depois do 6-0 na primeira
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta quarta-feira, a presença na final da Taça da Liga, ao vencer o SF Damaiense por 1-2 em jogo da segunda mão das meias-finais. As Leoas já tinham vencido na primeira mão por 6-0 e, por isso, já tinham 'pé e meio' no derradeiro encontro da prova antes do jogo de hoje.
Nesta partida, e como tem acontecido nas taças, Micael Sequeira entregou a baliza a Catriona Sheppard e apostou em Alícia Correia, Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Miri O’Donnell, Brenda Pérez, Joana Martins, Ana Capeta, Diana Silva, Telma Encarnação e Brittany Raphino.
Jogo com sinal mais para o Sporting CP, que entrou logo a pressionar alto e se focou cedo na baliza defendida por Carolina Jóia, criando uma série de oportunidades, mas quem acabou por abrir o marcador foi a equipa da casa com um golo de Gabi Gonçalves, aos 26 minutos.
Um tento um pouco contra a corrente e a que as Leoas tentaram responder de imediato, mas sem sucesso. O Sporting CP só chegou aos golos, e à reviravolta no marcador, já na recta final do encontro com dois golos de Brittany Raphino, apontados aos 80 e aos 90+3 minutos.
O primeiro após boa jogada verde e branca e com assistência de Jeneva – reforço de Inverno da equipa Leonina, que tinha entrado aos 60’ para o lugar de Telma Encarnação – e o segundo com Claúdia Neto a desmarcar a norte-americana para entrada da área e a avançada a fazer-se valer da sua capacidade física, fugir à marcação e a não falhar perante Carolina Jóia.
Agora na final, marcada para dia 9 de Março, as Leoas vão defrontar o vencedor da eliminatória entre o SL Benfica e o SCU Torreense. A segunda mão desse confronto disputa-se esta tarde e a equipa encarnada tem vantagem de 0-3, conseguida no primeiro encontro.