Sporting CP goleia Académica por 5-0
26 Mar, 2016
'Leões' terminaram da melhor maneira a segunda fase da competição
A última jornada da Zona Centro da segunda fase do Campeonato Nacional Sub-15 terminou com mais uma vitória do Sporting CP por 5-0 diante da Académica. Desta forma, os ‘leões’ concluíram esta etapa com oito vitórias e dois empates, somando 26 pontos no primeiro lugar da tabela classificativa.
Apesar de a formação ‘leonina’ já estar apurada para a fase final da prova – onde já sabe que irá encontrar Benfica, Belenenses e Sp. Braga, que beneficiou hoje do empate caseiro do FC Porto com o Feirense para ultrapassar os 'dragões' –, entrou para o jogo com muita vontade de mostrar qualidade ao técnico Pedro Venâncio. O bloco baixo e denso dos ‘estudantes’ dificultou o trabalho dos ‘leões’ nos primeiros minutos e só de bola parada é que viria a aparecer o primeiro golo da partida. Edson Ceita cobrou um livre descaído do lado direito do ataque do Sporting CP de forma exemplar, colocando a bola na cabeça do central Edgar Tavares, que cabeceou ao ângulo da baliza à guarda de Pedro Marques (11’).
O sistema táctico da Académica acabou por ser derrubado 30 segundos depois, quando Rui Reis aproveitou um enorme erro do guardião academista e empurrou a bola para o fundo das redes. O Sporting CP controlava a partida a seu belo prazer e esteve várias vezes mais próximo do 3-0 do que a Académica de reduzir a desvantagem. Os ‘estudantes’ não encontraram ideias, mostrando grandes dificuldades no primeiro processo de construção. Foi nessas debilidades que o central 'leonino' Carlos Silva encontrou a possibilidade de recuperar a bola e oferecê-la a Nuno Cardoso, que conduziu o contra-ataque que viria a resultar no 3-0: Félix Correia, no frente a frente com Pedro Marques, decidiu assistir o ponta-de-lança Rui Reis, que só teve de encostar para ‘bisar’ (25’). Pouco depois, o árbitro apitava para o intervalo.
A formação de Coimbra entrou mais ofensiva, demonstrando uma maior agressividade sobre o portador da bola. Os ‘estudantes’ já conseguiam manter-se no meio-campo ‘leonino’ quando tentavam organizar jogo, impondo outro ritmo e dinâmica ao encontro. Aos 36', Diogo Peixoto fez o único remate perigoso da Académica, na melhor fase do conjunto de Coimbra. Contudo, este factor acabou por ajudar os comandados de Pedro Venâncio a manter a seriedade. Desta forma, Rui Reis chegou ao ‘hat-trick’ à passagem do minuto 47, depois de uma assistência brilhante do número 10, André Sabino. A Académica foi perdendo a disponibilidade psicológica e a garra com que tinha iniciado a segunda parte, permitindo aos ‘leões’ voltarem a ser donos e senhores da partida. Quando todos esperavam pelo apito final, Tiago Gouveia quis colocar o seu nome na lista de marcadores e marcou em cima dos 70 minutos, concluindo da melhor maneira nova assistência de Félix Correia. No tempo de compensação, Diogo Peixoto, do lado dos 'estudantes', foi expulso depois de uma falta muito dura sobre Rui Reis, que, isolado, se preparava para assinalar o 'poker'.
Ao longo desta segunda fase da competição, os 'leões' mostraram um futebol dinâmico e requintado e têm todos os motivos para aspirarem à revalidação do título da temporada passada.