Desfecho inglório para os Leões
12 Out, 2022
Sporting CP empata com o Olympique de Marseille na UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal empatou esta quarta-feira diante do Olympique de Marseille por 1-1, no Estádio Aurélio Pereira, em duelo da quarta jornada do grupo D da UEFA Youth League. Os Leões mantêm-se ainda assim na liderança com oito pontos, a par do Eintracht Frankfurt.
Depois da goleada por 0-6 aplicada em casa dos franceses, há cerca de uma semana, Filipe Çelikkaya fez duas alterações no onze, promovendo as entradas de Diogo Pinto, que substituiu Diego Calai, e Martim Marques, que fez o lugar do castigado David Monteiro na ala esquerda.
A formação verde e branca entrou a dominar, com mais posse de bola e volume ofensivo, criando a primeira grande oportunidade logo nos minutos inaugurais. Na sequência de uma transição rápida, Rodrigo Ribeiro deu a Afonso Moreira, que trabalhou bem no lado esquerdo do ataque e galgou metros até à área, acabando por rematar ao poste da baliza adversária.
A superioridade Leonina era inquestionável, com o Olympique de Marseille a revelar muitas dificuldades para construir. Já a meio da primeira parte, Samuel Justo sofreu falta dentro da área, com o juiz da partida a apontar para a marca dos onze metros. No entanto, na conversão, Mateus Fernandes viu o guarda-redes contrário defender e a bola acertar novamente no ferro.
Já em cima da meia-hora de jogo, o conjunto visitante assustou pela primeira vez, obrigando Diogo Pinto a mostrar serviço com uma grande defesa em resposta a um remate acrobático. Ainda assim, logo depois, Renato Veiga ripostou com um disparo que passou a centímetros do travessão, naquele que foi o último lance digno de registo antes do período de descanso.
No reatamento, o Sporting CP entrou a todo o gás e, já depois de Rodrigo Ribeiro ter falhado o golo na cara do guarda-redes, atirando por cima, chegou mesmo ao 1-0. Mateus Fernandes bateu o canto e encontrou na área Gilberto Batista, que subiu mais alto que todos e finalizou com um cabeceamento sem hipótese. Foi o primeiro tiro certeiro do central nesta temporada.
Mesmo em vantagem, os Leões não tiraram o pé do acelerador e continuaram a insistir no ataque, sempre com um bloco subido. No entanto, acabariam por sofrer um duro revés aos 62 minutos, com Diogo Pinto a ver o cartão vermelho directo depois de cometer uma falta à entrada da área e a deixar a equipa com menos uma unidade ainda com cerca de meia hora para jogar.
Francisco Silva, em estreia na competição, assumiu então os postes da baliza verde e branca e até começou bem, ao defender o livre directo originado pela falta que deu a expulsão. Ainda assim, na recarga, o Olympique de Marseille chegou à igualdade à passagem dos 67 minutos e alterou a toada do jogo, que a partir daí ficou dividido com as duas equipas a terem a iniciativa.
Já com Gabriel Tavares em campo, também ele a realizar o primeiro jogo na prova, a partida passou a ser discutida quase sempre no centro do terreno, com o aspecto físico e a combatividade a ganharem um papel crucial. Ao mesmo tempo, as ocasiões escassearam até ao apito final, apesar das tentativas de ambas as formações para tentar criar lances prometedores.
Os Leões, que se destacam por terem uma das defesas menos batidas de toda a UEFA Youth League, com dois golos encaixados, voltam a jogar no próximo dia 26 de Outubro, em Londres, na visita ao Tottenham Hotspur FC, em duelo da quinta e penúltima jornada da fase de grupos.
Sporting CP: Diogo Pinto [GR] (Francisco Silva, 63’), Diogo Travassos, Gilberto Batista, Renato Veiga, Martim Marques, Dário Essugo [C], Samuel Justo (Francisco Silva, 64’), Mateus Fernandes, Diogo Cabral (Gabriel Tavares, 72’), Afonso Moreira (Marco Cruz, 83’) e Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 83’).