Sporting soma e segue
24 Out, 2015
'Leões' goleiam Académica por 4-0 na Academia
O Sporting goleou esta tarde a Académica por 4-0 na 11.ª jornada da Zona Sul do Campeonato Nacional, num jogo em que os 'verde e brancos' só conseguiram desbloquear o jogo na segunda parte, quando marcaram os quatro golos com que reforçaram a liderança da prova.
Foi uma primeira parte muito disputada mas ainda assim sem golos nem muitas oportunidades de o fazer, aquela a que se assistiu na Academia Sporting, entre o líder isolado e o quarto classificado da Zona Sul. O Sporting, como lhe competia, procurou assumir a iniciativa do jogo, mas esbarrou numa Académica aguerrida e a procurar adiar ao máximo o golo 'leonino', dificultando a posse de bola dos comandados de Tiago Fernandes.
O 'encaixe' entre os dois conjuntos, assim como alguma falta de objectividade da parte dos 'leões', ditaram a falta de profundidade que a primeira metade do encontro teve. Da Académica, alguns contra-ataques a assinalar, sobretudo pela rapidez de Hugo Oliveira, mas sem nunca obrigarem Tomas Foles a intervir. Já o Sporting, dispôs, essencialmente, de três boas ocasiões: aos 15', Pedro Empis fez um passe longo para Aya Diouf mas o central 'leonino', livre de marcação, não conseguiu acertar no alvo; aos 26', Gil Santos passou por dois adversários rente ao flanco direito e cruzou para Hélder Almeida, que permitiu a defesa do guarda-redes João Gomes; dois minutos depois, nova ocasião, mais uma vez iniciada nos pés do inevitável Gil Santos, a surgir isolado na ala direita e a assistir Ronaldo, que não conseguiu transpor o guardião dos 'estudantes', que efectuou uma grande defesa.
Pedia-se mais verticalidade e, sobretudo, mais concentração aos 'leões' para o segundo tempo. E assim aconteceu: logo ao 48', centro de Pedro Empis pela esquerda, defesa incompleta de João Gomes e Ronaldo, de cabeça, cabeceou a contar. O golo soltou a equipa, que passou a circular a bola mais à sua imagem – com as duas alas em evidência no jogo atacante dos 'verde e brancos'. Em paralelo, a defesa surgiu com níveis de concentração elevados e travou todas as investidas dos 'estudantes'.
Aos 65', Ronaldo Tavares cabeceou à trave e, três minutos depois, fez o 2-0 depois de assistência de Gil Santos pela direita. A equipa comandada por Tiago Fernandes estava mais dinâmica e acertada nas suas movimentações. Naquilo que prometia ser um bom ataque, Jovane Cabral foi derrubado por Joao David dentro da área e, na conversão do 'penalty', Bruno Paz fez o 3-0. Já no período de compensação, Pedro Ferreira bateu um canto pela esquerda e Diouf cabeceou a contar, selando a vitória final dos 'leões', que assim continuam na frente da Zona Sul.