Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Com garra(s) na liderança

Por Jornal Sporting
29 Abr, 2017

Os juniores venceram o Rio Ave por 2-1 em jogo a contar para a nona jornada do campeonato

Quem olhou para a tabela classificativa antes da partida da nona jornada do Campeonato Nacional de juniores, entre Sporting CP e Rio Ave, talvez não estivesse à espera de uma luta tão renhida pelos três pontos. No entanto, Tiago Fernandes já tinha alertado para a qualidade dos vila-condenses e, por isso mesmo, a equipa leonina colocou as garras de fora para se agarrar à liderança da prova, vencendo o adversário por 2-1. 

Apesar de os verdes e brancos terem entrado mais rematadores na primeira parte - Miguel Luís e Pedro Ferreira tentaram de longe -, o conjunto nortenho conseguiu equilibrar a partida ao nível da posse de bola. Ainda assim, as duas formações abordaram o encontro de forma distinta: os leões exploraram as alas, visto que o opositor colocava 11 jogadores a defender, enquanto o Rio Ave foi demonstrando perícia nas transições rápidas - nesse 'duelo' táctico, os comandados de Pedro Cunha estiveram mais perto de abrir o marcador. Ricardinho tirou tinta ao poste direito da baliza de Luís Maximiano após desenvencilhar-lhe de Thierry e Ricciuli. 
 
Se o golo não aparecia num lance de jogo corrido, tinha de surgir através de uma bola parada. Aos 41', Pedro Marques caiu na área do Rio Ave depois de ser empurrado nas costas por Kelechi e Bruno Paz não tremeu na marcação do castigo máximo, oferecendo a vantagem aos verdes e brancos em cima do intervalo. Antes do apito do árbitro, Rafael Leão podia ter feito o 2-0, mas a tentativa saiu à figura de Carlos Alves - nota para o passe longo de Merih Demiral, que colocou o avançado leonino em excelente posição.
 
A etapa complementar trouxe maior dinâmica e o segundo golo do Sporting CP logo a abrir. Para coroar a excelente exibição, Abdu Conté fez o 2-0 na sequência de um livre directo descaído para o lado direito do ataque - excelente execução técnica do lateral esquerdo. Sem nunca baixarem os braços, os vila-condenses procuraram reduzir, assumindo até o controlo da partida antes do golo de Manuel Namora (65'), alcançado precisamente na insistência de um canto. 
 
Com o adversário empolgado, o Sporting CP agigantou-se, passando pelo melhor período da partida, ainda que não tenha primado pela eficácia. Elves falhou na cara de Carlos Alves, Pedro Ferreira esqueceu-se de colocar potência no remate e Paje deixou-se antecipar por Kelechi quando aparecia isolado. Três oportunidades desperdiçadas que não tiraram brilho a nova vitória dos juniores, líderes isolados da tabela classificativa, com mais seis pontos do que o Belenenses (22/16). 
 
Resultados da nona jornada:
Benfica-Académica, 0-0
SPORTING CP-Rio Ave, 2-1
FC Porto-Sp. Braga, 4-0
V. Guimarães-Belenenses, 0-1