Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Insistência Leonina dá vitória merecida na estreia em 2024/2025

Por Sporting CP
10 Ago, 2024

​Sub-19 dominaram mas só garantiram triunfo frente ao CD Mafra na recta final (1-0)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal estreou-se na nova época com um triunfo na recepção ao CD Mafra (1-0), este sábado, na Academia Cristiano Ronaldo, em encontro da primeira jornada da Zona Sul do Campeonato Nacional.

Após quatro particulares na pré-temporada, incluindo um frente a uma equipa sub-23, os Leões – agora orientados por Filipe Neto – apresentaram-se com um plantel muito jovem, que inclui vários jogadores sub-18 e sub-17, com destaque para o facto de oito dos titulares terem realizado aqui o primeiro jogo oficial neste escalão.

Os minutos iniciais revelaram um Sporting CP dominador, sempre com posse de bola no meio-campo adversário, ainda que sem criar grande perigo. Do outro lado, o CD Mafra apostou na profundidade sempre que podia e foi mesmo a primeira equipa a ameaçar o golo, num remate de fora da área que passou perto do poste.

Ainda assim, a verdade é que só deu Sporting CP na primeira metade. Os Leões insistiram de forma constante no ataque pelo flanco direito, através do extremo Chris Grombahi, de apenas 15 anos, que foi o principal agitador com a ajuda de Luís Gustavo e andou sempre em busca de desequilibrar o adversário junto à sua área.

Apesar disso, as situações de golo escassearam para a formação verde e branca, que só ensaiou um remate de João Rodrigues e outro de Miguel Almeida travado na hora H. Já o CD Mafra, sem nada ter feito para merecer o golo, somou três ocasiões em cima do intervalo, com Miguel Gouveia a segurar o 0-0 com uma grande defesa.

No reatamento, a toada manteve-se. O Sporting CP estabeleceu-se no meio-campo ofensivo em busca do golo mas, desta vez, criou oportunidades desde cedo. Primeiro Sandro Gamboa cabeceou ao lado, depois Chris Grombahi obrigou a defesa apertada e de seguida Frederico Gomes, dentro da área, atirou por cima.

A partir da hora de jogo, os jogadores Leoninos começaram a acusar fadiga e obrigaram a algumas paragens, com Rodrigo Viola, Rodrigo Cabrito e Argyris Christodoulou (os dois últimos em estreia) a irem a jogo para dar maior frescura. Após entrar, Rodrigo Viola ficou perto do golo, mas o guardião defendeu para canto.

Nos últimos dez minutos, já com Diogo Martins e Sérgio Matos também em campo, o Sporting CP continuou a insistir e fez vários remates de meia-distância, sendo recompensado aos 88 minutos. Rodrigo Viola cruzou e Diego Coxi apareceu ao segundo poste a rematar certeiro, com o esférico a sofrer um desvio antes de entrar.

Até ao final, o ritmo não abrandou. Sérgio Matos quase fez o segundo golo num forte remate travado pelo guarda-redes, sendo que Rodrigo Viola, uma das peças Leoninas em maior destaque na segunda parte, ainda atirou com estrondo à barra num livre directo batido de forma exímia já na compensação, mas o 1-0 perdurou.

Na próxima ronda, marcada para dia 18 de Agosto, os Leões voltam a actuar em casa, diante do Académico de Viseu FC, em jogo antecipado da terceira jornada.

Recorde-se que participam dez equipas na Zona Sul do Campeonato Nacional, com todas a defrontarem-se entre si a duas voltas, em casa e fora. Cumpridas as 18 jornadas, os quatro melhores classificados avançam para a fase de apuramento de campeão, transitando com metade dos pontos somados nesta primeira fase.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Luís Gustavo (Rodrigo Cabrito, 69’), Atanásio Cunha, Afonso Lee, Diego Coxi, Sandro Gamboa (Argyris Christodoulou, 69’), Chris Grombahi (Rodrigo Viola, 61’), João Rodrigues [C], Miguel Almeida (Diogo Martins, 78’), Frederico Gomes e Winilson Lopes (Sérgio Matos, 78’).