Desaire inesperado chegou ao cair do pano
18 Ago, 2024
Sub-19 cederam no último lance da partida com o Académico de Viseu FC
Depois de ter iniciado a temporada com um triunfo, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada na recepção ao Académico de Viseu FC por 0-1, este domingo, na terceira jornada da zona Sul do Campeonato Nacional.
Os Leões foram superiores em toda a linha na primeira parte, criando várias ocasiões para marcar, mas o guarda-redes rival foi decisivo com várias defesas. No segundo tempo, apesar da reacção visitante e da escassez de oportunidades dos dois lados, o Académico de Viseu FC chegou ao golo da vitória no último lance do jogo, quando era o Sporting CP que insistia no ataque.
O técnico Filipe Neto promoveu duas alterações em relação ao onze apresentado no primeiro desafio oficial da temporada, diante do CD Mafra. O central e reforço ex-SC Braga, Rodrigo Quintiães, estreou-se pelos sub-19 a titular substituindo Afonso Lee, e Rodrigo Viola assumiu a ala esquerda por troca com Winilson Lopes.
O Sporting CP entrou a dominar a partida e aproveitou o facto de jogar a favor do forte vento que se fez sentir em Alcochete para controlar as operações nos minutos iniciais. Isto, perante um adversário que chegou a esta partida depois de duas vitórias, mas nunca logrou impor o seu jogo e contrariar a superioridade Leonina.
A turma de Alvalade, que insistiu pela direita através das combinações entre Chris Grombahi e Luís Gustavo, criou várias oportunidades para abrir o placard. Frederico Gomes quase marcava de canto directo e Miguel Almeida teve duas boas ocasiões, assim como Rodrigo Viola de fora da área, mas o guarda-redes Santiago Gomes foi adiando o 1-0.
Já na segunda parte, a estratégia inverteu-se. O Académico de Viseu FC beneficiou do vento a seu favor para mostrar maior atrevimento mas, apesar de ter subido as linhas e assumido as rédeas do desafio nos momentos iniciais, acabou por não retirar dividendos pois o Sporting CP apresentou-se sólido e não lhe permitiu nada.
Na verdade, a primeira situação de perigo criada após o intervalo pertenceu a Chris Grombahi, que rematou já em esforço à figura do guarda-redes. Ainda assim, logo a seguir o conjunto forasteiro também quase aproveitava um atraso falhado para o guarda-redes Leonino Miguel Gouveia, só que o perigo acabou por não dar em nada.
Com o avançar do cronómetro, o Sporting CP equilibrou o tabuleiro de jogo e, aos poucos, reassumiu o controlo da partida. Ao mesmo tempo, o técnico Filipe Neto foi refrescando a equipa em busca de dar nova vida à frente de ataque, que não estava a conseguir dar seguimento às jogadas nem criar lances de grande perigo.
Já na recta final, quando os Leões davam o tudo por tudo para chegarem ao golo da vitória, acabou por ser o Académico de Viseu a consegui-lo. No último lance da partida, já com cinco minutos de compensação, Guilherme Loureiro fez o 0-1 e deu o triunfo à sua equipa, num verdadeiro balde de água fria para o Sporting CP que não merecia um desfecho tão negativo.
Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, dia 24, nos Açores, em casa do SC Lusitânia.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Luís Gustavo (Rodrigo Cabrito, 56’), Atanásio Cunha, Rodrigo Quintiães, Diego Coxi, Sandro Gamboa (Argyris Christodoulou, 68’), Chris Grombahi (Telmo Coimbra, 76’), João Rodrigues [C], Miguel Almeida (Diogo Martins, 56’), Frederico Gomes e Rodrigo Viola (Sérgio Matos, 68’).