Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões encerram Torneio Internacional de Viseu com nova vitória

Por Sporting CP
18 Ago, 2024

Campeões Nacionais bateram o CB Ademar León (34-25)

Depois do triunfo de ontem frente ao CS Marítimo (37-29), a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal voltou a testar-se no Torneio Internacional de Viseu e, este domingo à tarde, venceu também os espanhóis do CB Ademar León por 34-25.

Os Leões de Ricardo Costa voltaram a deixar bons indicadores nesta recta final da preparação de 2024/2025, época que começa oficialmente este sábado com a disputa da Supertaça, na Póvoa de Varzim. Na sua meia-final, o Sporting CP - actual detentor dos três troféus nacionais - vai enfrentar os minhotos do ABC.

Em Viseu, o Sporting CP fez-se rapidamente com a frente do marcador (2-0), graças aos irmãos Martim e Kiko Costa, mas, a seguir, as defesas de ambas as equipas impuseram-se aos ataques - mais erráticos. Assim, após os primeiros dez minutos, 4-4 era o resultado.

E foi nesta linha de igualdade que as constantes respostas do quinto classificado do último campeonato espanhol conseguiram manter o jogo, apesar das várias vantagens de dois golos levantadas pelos Leões, uma e outra vez (7-5, 9-7 e 12-10) - e oportunidades para as dilatar também não faltaram do lado verde e branco. Os reforços Diogo Branquinho e William Höghielm já deram o seu contributo, com golos, nesta fase e o dinâmico Pedro Martínez, outra das caras novas, também entrou para a recta final do primeiro tempo.

Ainda assim, um golo de João Gomes antes do intervalo colocou a equipa de Ricardo Costa a vencer 13-12, rumo à segunda parte, onde, por seu turno, entrou melhor o CB Ademar León (14-15).

Mais uma vez, no entanto, foi sol de pouca dura e Kiko Costa, certeiro desde a linha de sete metros, devolveu o comando ao Sporting CP (17-15) – pelo meio, após três exclusões, Oscar Lindqvist, do emblema espanhol, viu o cartão vermelho. E apesar das oportunidades para chegar aos três golos de vantagem nesta fase também, os Leões não conseguiram ‘disparar’ e o emblema de León, sempre pronto a reagir, continuou a dar sinais de vitalidade no duelo ibérico (20-20).

Contudo, foi já para lá dos 47 minutos que essa desejada margem se concretizou, saída da mão do capitão Salvador Salvador, que de imediato a estendeu também até ao 26-22.

Tudo mudou a partir deste momento, e nem o desconto de tempo espanhol que se seguiu travou o ímpeto verde e branco: Kiko Costa, imperturbável nas cobranças, fez o 27-22 e, a seguir, deu o melhor seguimento à jogada a área solicitada por Natán Suárez para o 28-22 – e houve muita solidez defensiva à mistura. Este parcial sem resposta adversária, contudo, só teve um ponto final depois de mais dois golos Leoninos, de Orri Þorkelsson e outro de Kiko (30-22).

Este ‘abanão’ Leonino na partida acabaria por decidi-la e foi de forma segura e mais tranquila que o conjunto de Ricardo Costa conservou a vantagem - com Santiago Póvoas, de 15 anos, a brilhar na baliza Leonina - para garantir o pleno de vitórias no Torneio Internacional de Viseu.

Esta 26.ª edição da prova de pré-temporada encerrou-se, assim, com a vitória dos Leões por 34-25. E, para lá dos resultados, são boas as sensações que os Campeões Nacionais levam rumo à abertura de 2024/2025, já ‘ao virar da esquina’.

Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela, Kiko Costa, Natán Suárez, Jan Gurri, Pedro Martínez, William Höghielm, Salvador Salvador [C], Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama, André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes, Christian Moga, Martim Costa, Santiago Póvoas [GR].