Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Demonstração de qualidade e força colectiva

Por Sporting CP
18 Fev, 2024

Sub-17 arrancam fase de apuramento de campeão com triunfo por 1-3 em casa do FC Porto

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal iniciou a fase final de apuramento de campeão da categoria com um triunfo em casa do FC Porto, por 1-3, numa demonstração de qualidade, força e de eficácia dos juvenis A Leoninos.   

A equipa verde e branca orientada por José João entrou com muita personalidade e marcou o primeiro golo do jogo por Flávio Gonçalves em remate de primeira, espectacular, no seguimento de bom envolvimento na meia direita e cruzamento perfeito de Winilson Lopes. Estavam decorridos nove minutos de jogo, com a equipa Leonina a mostrar grande eficácia, depois de domínio na posse de bola, com o FC Porto a ter, no entanto, logo no primeiro minuto de jogo, uma ocasião de golo, com excelente defesa de Tiago Leitão.

Pouco depois dos 15 minutos, a equipa Leonina ficou perto do 0-2, após nova excelente saída de bola a partir da zona defensiva, com uma jogada pelo lado esquerdo e só o remate a não sair como o lateral esquerdo Denilson Santos mais desejava. A equipa verde e branca era a que mostrava mais discernimento e qualidade na posse de bola, mas também era a mais intensa nos duelos físicos.

Ao intervalo, a vantagem do Sporting CP era justa e curta para o ascendente da equipa Leonina.

No segundo tempo, o FC Porto conseguiu ser mais rápido e intenso e aos 50 minutos, na sequência de um contra-ataque, com remate final de Mateus Mide, empatou o jogo (1-1). Aos 62 minutos, a equipa Leonina recuperou a vantagem no marcador, num bom lance de Denilson Santos (excelente exibição do lateral esquerdo), com o ponta de lança Miguel Almeida, na área, com o habitual oportunismo, a marcar o 1-2, cerca de cinco minutos depois de ter substituído Diogo Martins.

E aos 67’, o momento mais alto da exibição Leonina e do jogo: um contra-ataque superiormente conduzido na meia esquerda, com futebol apoiado e de muito qualidade, ‘embalou’ Denilson Santos para o lateral ganhar metros e servir Flávio Gonçalves, que com enorme categoria atirou colocado de pé direito e fez o 1-3.

Na resposta ao 1-3, João Abreu ainda assustou a baliza Leonina num grande remate, para a defesa do jogo de Tiago Leitão, a desviar para canto.  O FC Porto ainda ateve uma situação perigosa, num remate às malhas laterais de um dianteiro dos azuis e brancos e coube ao Sporting CP ter a última situação de jogo, numa excelente iniciativa individual de Salvador Blopa, culminada com um forte remate de pé esquerdo do ala para boa defesa do guarda-redes portista.

Triunfo justo, muito meritório e de qualidade dos comandados de José João, que entraram com o pé direito na fase de apuramento de campeão e mostraram excelente sentido de equipa, potenciador do talento que os jovens jogadores Leoninos mostraram na manhã deste domingo no clássico em casa do FC Porto.  

Sporting CP: Tiago Leitão {GR], Rodrigo Cabrito (Salvador Blopa, 67’), Atanásio Cunha, Afonso Lee (Diego Coxi, 88’), Denilson Santos , Rafael Camacho, Sandro Nascimento, João Rodrigues (Argyris Christodoulou, 88’), Winilson Lopes (Daniel Costa, 67’), Diogo Martins (Miguel Almeida, 56’), Flávio Gonçalves.