Estreia em casa termina com divisão de pontos
14 Ago, 2024
Reacção dos sub-17 na segunda parte não foi além do empate (1-1)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu o CF “Os Belenenses” e empatou 1-1, esta quarta-feira de manhã, na segunda jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Depois do desaire infeliz no dérbi inaugural (3-2), os jovens Leões de José João Gomes estrearam-se em casa com um empate em novo dérbi lisboeta. Depois de um golo sofrido em cima do intervalo, a formação verde e branca melhorou e dominou na segunda parte, fez por merecer mais, mas, apesar das várias oportunidades criadas, não foi além do 1-1 – autoria de Francisco Simões.
Frente a uma formação azul também em busca dos primeiros pontos na prova, José João Gomes fez cinco alterações no onze verde e branco. Cumprido um minuto de silêncio em honra de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, falecido no passado domingo, a bola começou a rolar no Estádio Aurélio Pereira e rapidamente o conjunto verde e branco mostrou as suas intenções.
Ainda dentro dos primeiros três minutos, depois de um primeiro remate tímido, Estefânio Rúben, de apenas 14 anos, ficou muito perto de marcar, mas a sua emenda em zona privilegiada ao cruzamento de Ricardo Yordanov - em alta rotação na esquerda - saiu por cima.
Depois, embora com muita posse de bola desde o início (67% na primeira parte), os juvenis do Sporting CP foram mandando, mas sem conseguir melhor do que uma série de remates à figura do guarda-redes Bruno Dias. Na outra baliza, antes dos 20 minutos, Alexandre Tverdohlebov teve de mostrar atenção com uma defesa ao primeiro poste e o dérbi lisboeta reequilibrou-se, contando com um CF “Os Belenenses” cada vez mais atrevido.
E, à passagem da meia hora, se José Lino acertou no poste na sequência de um canto, logo no lance seguinte Ayase Miguel obrigou novamente o guardião Leonino a outra defesa - a dois tempos. Apesar de um maior domínio territorial verde e branco, tudo se manteve dividido até que um lance rápido, ainda na primeira parte, acabou por dar vantagem aos visitantes.
Uma incursão do lateral Carlos Frederico ainda ameaçou a baliza azul, mas foi a resposta do CF “Os Belenenses” a mais eficaz: o avançado Ayase Miguel ganhou as costas à defesa verde e branca e respondeu à saída de Tverdohlebov com um ‘chapéu’ para o fundo das redes que valeu o 0-1 mesmo em cima dos 45 minutos.
Já no segundo tempo, em busca de uma reacção, o Sporting CP reentrou mais objectivo e abalançou-se sobre o ataque: de longe, o capitão Simão Soares ensaiou a primeira tentativa - à figura - e, a seguir, Estefânio Rúben rematou por cima da barra – tudo nos primeiros cinco minutos, decorridos sempre nas imediações da área adversária.
Assim, o 1-1 foi apenas uma questão de tempo e chegou aos 53 minutos. A sobra de um cruzamento ficou na entrada da área dos azuis, onde apareceu Francisco Simões para encher o pé e marcar um grande golo, em boa altura para relançar o jogo.
E quase de seguida a reviravolta Leonina só não se concretizou porque Bruno Dias corrigiu a tempo o seu erro de percepção e evitou, à última hora, o golo de Yordanov, feito que repetiu, também, com uma saída aos pés de Estefânio Rúben, pouco depois.
Com uma velocidade acima no seu jogo, com bola mas também na pressão, os jovens Leões de José João Gomes passaram a dominar totalmente as operações - José Mendes e João Valente refrescaram o ataque e, depois, entraram também André Machado e Brandão Baptista. Por sua vez, o CF “Os Belenenses” foi tentando aproveitar as bolas paradas ofensivas para dar sinais de vida no dérbi lisboeta.
Já dentro do último quarto de hora, o guardião Bruno Dias voltou a revelar-se o principal obstáculo para a vitória dos juvenis do Sporting CP: num lance de insistência, João Valente serviu Estefânio Rúben na perfeição, mas o jovem avançado não conseguiu levar a melhor no cara-a-cara.
Com Manuel Lamúria em campo, no lugar do recém-entrado José Mendes, que saiu lesionado, a insistência verde e branca foi constante até ao fim, mas sem qualquer sucesso e o empate tornou-se definitivo. A derradeira oportunidade saiu dos pés de Brandão Baptista, mas morreu nas mãos do guarda-redes da equipa de Belém.
Somado o primeiro ponto nesta edição do campeonato, na próxima jornada a equipa sub-17 do Sporting CP tem encontro marcado, fora de casa, com o GD Estoril Praia.
Sporting CP: Alexandre Tverdhlebov [GR], Carlos Frederico (André Machado, 72’), Santiago Fernandes, Alexandre Rosado, Suleimane Balde, Simão Soares [C], Estefânio Rúben, Francisco Simões, Ansumane Júnior (João Valente, 62’), Ricardo Yordanov (Brandão Baptista, 72’), José Lino (José Mendes, 62’/ Manuel Lamúria 83’).