Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting B empata com Portimonense

Por Jornal Sporting
30 Ago, 2015

Igualdade a uma bola na 5.ª jornada do Campeonato da II Liga

Ultrapassar o alerta laranja, travar após o alerta vermelho: assim se pode descrever a recepção do Sporting B ao Portimonense na Academia, que terminou com um empate a uma bola. Num encontro a contar para a quinta jornada da II Liga, os ‘leões’ estiveram em desvantagem, conseguiram dar a volta frente a um conjunto algarvio a jogar com o equipamento alternativo (laranja), passaram a estar por cima mas não aguentaram o cartão vermelho a Bruno Paulista, sendo obrigados a baixar linhas para equilibrar o posicionamento colectivo e segurar a igualdade no marcador.

O encontro começou largo, numa toada de ‘bola cá, bola lá’ a campo inteiro e com Matheus, que começou a jogar em zonas mais centrais, a deixar a primeira ameaça logo aos quatro minutos para defesa segura de Ricardo Ferreira. No entanto, essa imagem não faria jus a tudo o que se passou até aos 25 minutos: o losango do Portimonense só muito raramente conseguiu encontrar um vértice que causasse perigo à baliza de Pedro Silva, mas, ao mesmo tempo, também foi impedindo os ‘leões’ de construírem com qualidade na primeira fase e, sobretudo, de saírem em transições rápidas para criarem desequilíbrios, como é apanágio da equipa.

Com tamanho encaixe entre ambos os conjuntos, só mesmo de bola parada poderia haver um golo, pensava-se. Meu dito, meu feito: na sequência de um livre directo bem batido pelo canhoto Mamadu, os algarvios chegaram à vantagem aos 25 minutos. E aproveitaram esse balanço à meia hora para, num canto da direita batido pelo destro André Carvalhas (como é que o árbitro assistente teve a certeza que a bola não saiu, fica e ficará sempre a questão depois do golo anulado a Slimani em Moscovo...), Jadson obrigar Pedro Silva a boa intervenção.

Aos 36 minutos, João de Deus soube ler bem o jogo e mexeu na equipa, tirando Dramé e colocando Francisco Geraldes no vértice ofensivo do triângulo a meio-campo, passando Matheus para a esquerda. Foi nesse momento que o Sporting B passou para o comando da partida, não só com a subida de rendimento de Bruno Paulista (que conseguiu fazer mais recuperações na primeira fase de construção do adversário e ainda algumas boas variações de corredor com passes longos) mas com uma maior qualidade na posse. O domínio não teve, contudo, resultados práticos no marcador e seria mesmo o Portimonense que iria beneficiar de uma grande oportunidade após corte incompleto de Sambinha na área mas Pedro Silva foi enorme com uma grande defesa num remate à queima-roupa de Pires.

Após o intervalo, e com o vento a favor, a formação ‘verde e branca’ entrou a todo o vapor e cedo chegou ao empate, com Matheus Pereira a concluir com um forte remate na área uma jogada iniciada por Rubio e com assistência de calcanhar de Geraldes. Tudo voltava à fórmula inicial mas o Sporting B jogava com mais confiança e aproveitava de outra forma os espaços entre linhas para criar desequilíbrios na organização defensiva adversária. Aos 54 minutos, Bruno Paulista tentou também a sua sorte mas a bomba de livre directo foi bem afastada por Ricardo Ferreira por cima da trave para canto.

O jogo passou então por uma fase menos bonita, com mais faltas e cartões, até que, aos 72 minutos, os ‘leões’ acabaram por ficar reduzidos a dez unidades depois de Bruno Paulista (que fez uma exibição de qualidade mas já estava a acusar o desgaste físico) ver o segundo amarelo numa altura em que parecia já estar programada a sua substituição. Por forma a reequilibrar a equipa, João de Deus prescindiu de Diego Rubio para reforçar o corredor central com Ryan Gauld e deixar os velozes Sacko e Matheus na frente.

À semelhança do que tinha acontecido na jornada inaugural da II Liga, com o Feirense, o Sporting B foi forçado a baixar linhas para segurar o impulso ofensivo do Portimonense, que arriscou tudo com a entrada em campo do ponta-de-lança Fidelis. No entanto, o 1-1 iria manter-se inalterável, apesar das duas boas oportunidades que Pires teve.

Sporting B-Portimonense, 1-1
CDG Stadium Aurélio Pereira, na Academia Sporting (Alcochete)
Árbitro: João Bento (Santarém)
Árbitros assistentes: Nuno Henrique Ferreira e Samuel Dionísio

Sporting B: Pedro Silva; Mauro Riquicho (capitão), Sambinha, Domingos Duarte, Seejou King; Fokobo, Bruno Paulista, Matheus Pereira; Podence, Dramé e Diego Rubio Treinador: João de Deus Substituições: Dramé por Francisco Geraldes (36’); Podence por Sacko (65’); Diego Rubio por Ryan Gauld (72’) Golo: Matheus Pereira (47’) Disciplina: cartão amarelo a Bruno Paulista (25’ e 72’). Cartão vermelho a Bruno Paulista (72’)
Portimonense: Ricardo Ferreira; Ricardo Pessoa (capitão), Ivo Nicolau, Jadson, Mamadu; Fidelis Irhene, Dener, Ewerton, André Carvalhas; Fabrício e Pires Treinador: José Augusto Substituições: Dener por Buba (57’); André Carvalhas por Ryuki (73); Fidelis Irhene por Fidelis (81’) Golo: Mamadu (25’) Disciplina: cartão amarelo a André Carvalhas (20’), Fidelis Irhene (53’), Pires (59’), Jadson (60’) e Ivo Nicolau (70’)