Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Equipa B volta a vencer

Por Jornal Sporting
13 Mar, 2016

'Leões' bateram o Santa Clara por 2-1

 

O Sporting CP B recebeu e venceu o Santa Clara por 2-1, em jogo a contar para a 35.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga Ledman LigaPro. Cristian Ponde (5') e Daniel Podence (29') marcaram os golos dos 'leões', com Tiago Ronaldo a reduzir para os visitantes, numa partida em que o Sporting CP B terminou reduzido a dez elementos, por expulsão de Vladimir Stojkovic, logo no início do segundo tempo.

 A Academia Sporting, em Alcochete, foi palco de um encontro com duas partes completamente distintas devido às incidências do futebol. Os comandados de João de Deus, que ficou na bancada depois da expulsão da jornada anterior, entraram com uma boa atitude e a circular a bola com muita dinâmica, apresentando caudal ofensivo suficiente para justificar o primeiro golo: Mama Baldé, um dos melhores em campo do conjunto ‘leonino’, continua a acumular excelentes exibições como lateral esquerdo e foi o autor da assistência para Cristian Ponde que, no coração da área, cabeceou sem oposição para o fundo da baliza do Santa Clara (5’). O Sporting CP B viu-se muito cedo em vantagem e abrandou um pouco o ritmo da partida, ao mesmo tempo que o adversário começava a querer reagir ao golo sofrido. Tivemos de esperar até aos 13’ para assistir à primeira jogada de perigo da formação visitante – Hamdou, o jogador do Santa Clara que mais se destacou devido à sua velocidade e qualidade técnica, pôs Stojkovic à prova, mas o guarda-redes ‘verde e branco’ estava atento e foi ao relvado para desviar a bola pela linha final. Era o melhor período da equipa dos Açores. Quando os ‘leões’ pareciam meio adormecidos, Matheus Pereira, aos 22’, quis despertar a equipa com um golo de bandeira. O extremo combinou com André Martins numa transição muito rápida e pontapeou em arco próximo da quina direita da grande área, mas a bola acabou por passar ligeiramente ao lado da baliza à guarda de Pedro Freitas. De volta ao domínio do encontro, o Sporting CP B acabou por chegar aos dois golos de vantagem seis minutos depois do aviso de Matheus. Mama Baldé recuperou a bola ainda em zona adiantada do terreno, entregou-a a Matheus Pereira que, primorosamente, isolou Daniel Podence para que este voltasse a fazer mexer o marcador. Num pormenor de classe, o número 56 ‘leonino’ fez a bola passar por cima do guarda-redes do Santa Clara, registando um golo de belo efeito. Os ‘leões’ sufocavam o opositor, que não conseguia sair da zona defensiva e, aos 39 minutos, Rúben Ribeiro poderia ter feito o 3-0, mas o cabeceamento do lateral ‘verde e branco’ esbarrou em Pedro Freitas num primeiro momento para depois bater na barra. Seria a segunda assistência de Matheus Pereira. O Santa Clara reduziu a desvantagem na fase em que menos fez para isso: Hamdou, sempre ele, driblou vários jogadores ‘leoninos’ numa excelente jogada individual e assistiu Tiago Ronaldo, que só teve de descair para o lado esquerdo e ultrapassar Stojkovic para, de seguida, fazer o golo.

O intervalo trouxe a incerteza no marcador e os açorianos, no segundo tempo, até beneficiaram de uma situação logo no primeiro minuto. Stojkovic não conseguiu amortecer a bola em condições, com o peito, e, quando Clemente tentava aproveitar, o guarda-redes dos ‘leões’ derrubou-o, fez grande penalidade e foi expulso. A entrada forçada de Guilherme Oliveira levou Cristian Ponde para o banco. O jovem guardião parou o remate de Tiago Ronaldo da marca dos onze metros, depois de uma estirada impressionante junto do poste direito. Restava mostrar capacidade de sofrimento durante o resto da partida, algo que foi posto em prática e não permitiu que o Santa Clara beneficiasse da vantagem numérica. Os açorianos não tiveram nenhuma situação clara de golo e até foi o Sporting CP B a criar a jogada mais perigosa dos segundos 45 minutos já muito perto do final: Matheus Pereira e Daniel Podence iludiram toda a defensiva açoriana num envolvimento de grande qualidade, mas o primeiro acabou por rematar à figura de Pedro Freitas, que confirmava assim uma grande exibição na Academia, em Alcochete.

Nota também para a presença de Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo no onze inicial do conjunto ‘verde e branco’. A segunda vitória consecutiva permitiu aos ‘leões’ afastarem-se ainda mais da zona de descida, tendo já mais nove pontos do que a primeira equipa abaixo da linha-de-água, que é precisamente o Santa Clara. Na próxima jornada, o Sporting CP vai à Póvoa de Varzim defrontar o clube local, num jogo marcado para as 15h da próxima quarta-feira.