Empate penalizador na Academia
28 Out, 2021
Sub-23 somam um ponto com o CS Marítimo (1-1)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, nesta quinta-feira, o CS Marítimo e empatou (1-1) na partida que iniciou a oitava jornada da série B da Liga Revelação. Depois de Miguel Menino ter dado a dianteira aos jovens Leões ainda na primeira parte, um golo maritimista contra a corrente do jogo acabaria por ser suficiente para castigar a ineficácia verde e branca.
Comparativamente ao onze utilizado no dérbi do último domingo, Filipe Pedro promoveu quatro alterações: entraram Martim Marques, Emanuel Fernandes, Domingos Andrade – em estreia como titular – e Miguel Menino, ocupando os lugares que tinham sido de Tiago Santos, Gilberto Batista, João Daniel e Mateus Fernandes, respectivamente.
Com a posse de bola a ser discutida desde o apito inicial, seriam os Leões os primeiros a ameaçar numa bola parada, aos vinte minutos, ficando muito perto de inaugurar o marcador, mas o poste evitou o golo de cabeça ao central Rafael Fernandes. O Sporting CP cresceu, sucederam-se as aproximações à baliza madeirense e o golo não tardou.
Minutos depois de uma oportunidade de Martim Marques, Diogo Travassos também tentou a sua sorte e viu o seu remate defendido com dificuldade por Vítor Eudes, mas na recarga Miguel Menino foi oportuno, não tremeu e apontou o 1-0 para os jovens Leões. O médio de 18 anos marcou, assim, o seu quarto golo nesta Liga Revelação, subindo ao topo dos melhores marcadores da série B.
O CS Marítimo respondeu logo a seguir, porém o cabeceamento de Carlos Almeida e o remate de Sadiq Abdulfatai saíram ambos ao lado. Ainda antes do intervalo, Renato Veiga lançou Menino numa rápida transição, mas desta vez o guardião maritimista levou a melhor no um-contra-um, mantendo o 1-0 para o segundo tempo.
A todo o gás, a formação verde e branca recomeçou por cima, mas faltou pontaria para aumentar a vantagem. Contudo, depois de dois remates perigosos de Menino – muito activo -foi o CS Marítimo a ser mais eficaz e a reestabelecer o empate na sua primeira oportunidade na segunda parte: na pequena área, Carlos Parente cabeceou para o fundo das redes à entrada para os últimos vinte minutos.
De seguida, Filipe Pedro refrescou o ataque a partir do banco de suplentes com Rafael Moreira e Danilo Luís, juntando pouco depois as entradas de Daniel Rodrigues e Tiago Santos. Os Leões tentavam reagir e recuperar a liderança no marcador, mas nem Menino, Travassos ou Rafael Moreira finalizaram com sucesso. A um minuto dos noventa, chegou a melhor oportunidade para o Sporting CP, mas o cabeceamento de Rafael Fernandes saiu ligeiramente ao lado do poste.
Até ao fim, só a equipa Leonina fez por mudar o resultado, no entanto o 1-1 não sofreu alterações. Assim, os Leões de Filipe Pedro somam 11 pontos e na próxima jornada visitam a equipa da Belenenses SAD.
Sporting CP: Vasco Gaspar [GR], Diogo Travassos, Rafael Fernandes, Emanuel Fernandes, Martim Marques (Tiago Santos 75'), Domingos Andrade, Renato Veiga [C], Miguel Menino, Kiko Félix (Daniel Rodrigues 75'), Diogo Cabral (Rafael Moreira 70') e Nicolai Skoglund (Danilo Luís 70').