Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reacção na segunda parte esbarrou nos ferros

Por Sporting CP
28 Nov, 2023

Sub-23 saem do Algarve com um empate penalizador (2-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, esta terça-feira, o SC Farense e empatou 2-2 no jogo em atraso da quarta jornada da série B da Liga Revelação.

Foi com muita eficácia que os jovens Leões chegaram ao 0-2 ao intervalo, mas foi da mesma forma que os algarvios, apenas num intervalo de três minutos (entre os 48’ e 51’), voltaram a empatar um duelo sempre dividido até então. Daí em diante, só o Sporting CP ameaçou - e mereceu - sair do Estádio Algarve com mais, mas nas melhores oportunidades o poste e a barra negaram o golo a Francisco Canário.

A jogar em casa, o SC Farense vinha de uma derrota e dois empates e ainda dentro do primeiro minuto protagonizou a primeira incursão no ataque, a qual acabou com um cruzamento para as mãos de Francisco Silva, guardião verde e branco. Depois, a formação Leonina começou a monopolizar a posse de bola e à passagem do minuto 19 chegou ao golo inaugural.

Lançado por Lucas Taibo com um passe vertical, o avançado Francisco Canário foi derrubado na área e Geovany Quenda, chamado a bater o pontapé de penálti, até falhou a conversão, mas foi rápido e eficaz na recarga para fazer o 0-1 de qualquer das maneiras – sexto golo nesta Liga Revelação para o extremo de apenas 16 anos.

De seguida, a partida dividiu-se, aumentaram os duelos e o jogo ficou mais aberto. Francisco Silva disse presente num cara-a-cara e imediatamente a seguir, mas do outro lado, só os reflexos do guardião dos algarvios evitaram um auto-golo.

Já na recta final da primeira parte, o Sporting CP somou várias imprecisões na saída de bola e o SC Farense foi aproveitando para crescer no encontro. O empate chegou a ficar muito perto de acontecer, mas Francisco Silva respondeu com uma ‘mancha’ decisiva ao segundo poste na melhor oportunidade adversária.

Apesar deste ascendente da equipa da casa, que ainda ameaçou a baliza verde e branca em mais um par de ocasiões, os sub-23 Leoninos mostraram toda a sua eficácia e assim que voltaram a visar a baliza do SC Farense foi para chegar ao 0-2 que se fixou ao intervalo. Após um roubo de bola em zona alta, um cruzamento da direita encontrou Luís Gomes solto na área e o camisola 11 dominou à vontade e finalizou com classe para o golo já em período de descontos – quarto golo na prova do extremo de 19 anos, todos apontados nos últimos quatro jogos.

E se não podia ter sido melhor a forma como o Sporting CP fechou a primeira parte, logo a seguir dificilmente podia ter começado pior a segunda: aos 48 minutos, Geovanny reduziu para o SC Farense através da conversão de um penálti cometido por Taibo e, aos 51’, André Candeias, de cabeça, repôs rapidamente a igualdade.

Com o segundo tempo veio também a eficácia algarvia e, de repente, tudo voltou à ‘estaca zero’ no marcador – e dois jogos depois, os jovens Leões voltaram a sofrer golos.

A resposta verde e branca também não se fez esperar, mas, primeiro, o excelente trabalho individual de Canário na área acabou com um remate ao poste e, a seguir, Rafael Besugo, de fora da área, atirou forte, mas por cima da barra.

Depois, o ritmo e a qualidade do jogo decaíram um pouco e Tiago Teixeira, a partir do banco de suplentes, lançou Pedro Sanca e Tiago Parente para os lugares do amarelado Guilherme Santos e Gonçalo Braga. Já aos 73 minutos, voltou a ser o ferro a negar o golo do Sporting CP e outra vez a Francisco Canário, desta deita na cobrança de um livre directo de muito longe.

Só a formação verde e branca ameaçava chegar ao golo da vitória perante um SC Farense mais retraído e conformado. Além de vários cruzamentos, Quenda ainda tentou a sua sorte com um remate cruzado (ao lado), porém apesar do esforço Leonino não se confirmou o regresso aos triunfos após o nulo nos Açores. Com este desfecho, são já, no total, cinco os jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota (3E e 2V).

A três jornadas do fim da série B, os sub-23 Leoninos continuam no segundo lugar, agora com 18 pontos, a seis do líder GD Estoril Praia (com menos um jogo) e mais quatro que o SL Benfica, terceiro classificado. Na próxima jornada, os jovens Leões têm encontro marcado com o CD Mafra, novamente fora de casa.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Gonçalo Braga (Tiago Parente, 65’), Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C], Guilherme Santos (Pedro Sanca, 65’), Geovany Quenda, Luís Gomes (João Assunção, 85’), Francisco Canário.