Leões garantem vaga na fase de apuramento de campeão
13 Dez, 2024
Triunfo dos sub-23 do Sporting CP em casa do CF Estrela da Amadora, por 0-1
A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal apurou-se esta sexta-feira para a fase que vai decidir o campeão nacional, após triunfo em casa do CF Estrela da Amadora, por 0-1, na 13.º e penúltima jornada da primeira fase.
Um golo de Diogo Cardoso, num remate pleno de colocação, aos nove minutos, permitiu à formação Leonina subir ao primeiro lugar da classificação e garantir já a entrada na fase que vai determinar o campeão da Liga Revelação.
Com uma entrada autoritária em jogo e a obrigar a formação ‘tricolor’ a jogar mais metida no seu meio-campo defensivo, o Sporting CP teve mais iniciativa de jogo e após bom passe de Francisco Canário, Diogo Cardoso encontrou espaço para um excelente remate que deu forma de vantagem no marcador ao ascendente Leonino.
Adultos e personalizados, os jovens Leões não abalaram sequer com as lesões de Marlon Júnior, que após choque de cabeças com um jogador estrelista teve de ser substituído – estreia no escalão de sub-23 de Afonso Lee, que deu muito boa conta do recado – e já no final do primeiro tempo de Sandro Nascimento, rendido por Rayhan Momade, que jogou em zona mais central do meio-campo.
Na primeira parte, os sub-23 do Sporting CP controlaram totalmente as operações depois do golo marcado e o lateral esquerdo Rodrigo Dias ainda obrigou Miguel Quintas a uma boa defesa.
Do lado da formação da Reboleira, Afonso Carvalho teve nos pés a melhor oportunidade da equipa da casa, num remate ao lado.
O segundo tempo foi mais de não correr grandes riscos por parte do Sporting CP, que soube jogar muito bem com a vantagem alcançada no primeiro tempo, mas a melhor oportunidade foi da equipa verde e branca, com Rayhan Momade a rematar de pé direito ao lado, já nos instantes finais, após excelente lance individual de Micael Sanhá.
Destaque ainda para o regresso após lesão prolongada de Guilherme Santos – mais de oito meses de fora – com uma jogada de ligação e em progressão – que revelou o conhecido engenho do médio criativo.
Triunfo justo dos sub-23 do Sporting CP numa exibição de muita competência táctica e estratégica e que garantiu vaga da formação Leonina na fase de apuramento de campeão, com superioridade na posse de bola (57 contra 43 por cento do CF Estrela da Amadora).
Na próxima e última jornada da 1.ª fase, o Sporting CP recebe o Portimonense SC.
Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Salvador Blopa, Marlon Júnior [C] (Afonso Lee, 32’), Rafael Mota, Rodrigo Dias, Guilherme Silva, Adam Arvelo (Guilherme Santos 90+5’), Amadu Baldé, Francisco Canário (Gabriel Melo, 90+2’), Sandro Nascimento (Rayhan Momade, 46’), Diogo Cardoso (Micael Sanhá, 60’).