Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP arrasa ABC com melhor jogo da época

Por Jornal Sporting
30 Jan, 2016

'Leões' vingam derrota do Campeonato com triunfo por 38-24 na Taça

Foi da noite para o dia, com os mesmos jogadores mas também com uma atitude, uma intensidade competitiva e uma agressividade de jogo diametralmente opostas ao que se tinha passado no encontro de quarta-feira para o Campeonato: o Sporting CP arrasou esta tarde o ABC por 38-24 nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, naquela que, em termos globais, foi a melhor exibição da temporada até ao momento e que permitiu eliminar, de forma categórica, o actual detentor do troféu.

Os ‘leões’ entraram determinados em inverter os acontecimentos de quarta-feira e com, uma excelente exploração dos pivots João Antunes e Bruno Moreira, chegaram ao final dos primeiros dez minutos com uma vantagem clara de 6-1, o que obrigou Carlos Resende a pedir o primeiro desconto de tempo. Mais tarde, numa jogada onde Frankis Carol – melhor exibição do jogo, tendo apontado 14 golos – superou o limite do jogo passivo com um tiro ao ângulo a mais de dez metros, o Sporting CP fez o 11-4, altura em que, fruto de algumas exclusões, o ABC conseguiu reduzir a desvantagem para apenas quatro tentos (11-7). Aí, os papéis inverteram-se e foi Zupo a parar a partida, com uma notória subida de rendimento após dois minutos menos conseguidos que levou o encontro para intervalo com 16-8. Neste período, nota para algumas intervenções importantes de Cudic e para a subida de Carlos Carneiro, que assumiu da melhor forma a organização ofensiva numa altura em que os minhotos arriscaram marcações individuais.

Na segunda parte, a formação ‘verde e branca’ voltou a entrar sem baixar o ritmo e, em quatro minutos e meio, passou o resultado de 17-10 para 21-10 com três golos em ataque organizado e um de transição. O encontro ficou desde logo ‘arrumado’, algo assumido pelos bracarenses a partir dos 13 minutos da etapa complementar (26-15), quando retirou de campo quase todas as opções iniciais para dar minutos aos mais jovens (com destaque para André Gomes, com quatro golos), algo seguido por Zupo poucos minutos depois. Até final, nota para o ‘show’ de Frankis, verdadeiramente imparável aos seis e nove metros nas várias combinações que o Sporting CP foi testando até final.

O cubano foi o melhor marcador da partida, seguido no lado ‘leonino’ pelos pontas Pedro Solha e Pedro Portela, ambos com cinco golos, e João Paulo Pinto, com quatro. Mas, mais do que as exibições individuais, o destaque deve ser dado à performance colectiva, com um jogo muito consistente em todos os aspectos.