Andebol soma e segue
26 Mar, 2022
Triunfo firme sobre o ABC para seguir na liderança (37-28)
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o ABC por 37-28 na partida da 20.ª jornada do Campeonato Nacional. Diante do nono classificado, a turma de Alvalade dominou do início ao fim, apesar do esforço bracarense, e alcançou o sétimo triunfo consecutivo na prova, continuando também sem qualquer derrota em 2022 nas competições nacionais.
Com as defesas a superiorizarem-se desde o início, o golo inaugural só aconteceu passados quatro minutos de jogo e seria do emblema minhoto. Ainda assim, com paciência na posse de bola, os Leões chegariam à primeira vantagem pouco depois, com o 3-2, graças a Edmilson Araújo.
Com uma grande impulsão, Gassama alargou a distância para dois golos (7-5), mas o ABC continuou a complicar a tarefa Leonina. Ainda assim, com Jens Schöngarth e Natán Suárez em destaque – ambos com três golos marcados – a turma de Alvalade fez-se com as rédeas da partida de forma definitiva (13-10).
Já com Carlos Ruesga na posição central, ladeado pelos irmãos Costa, o jogo de rápidas transições dos Leões começou a aparecer e o conjunto de Ricardo Costa foi reforçando a sua liderança no marcador (17-13). Antes do intervalo, à boleia do acerto de Kiko Costa – cinco golos na primeira parte – e de Gassama, a turma de Alvalade continuou a disparar no marcador, fixando-o em 20-14.
Apesar de ter sido Kiko Costa a abrir o marcador no reatamento, um parcial de 0-3 reaproximou o ABC na discussão do resultado (21-17), prometendo muita luta para o segundo tempo – e assim foi. Os Leões responderam com Salvador Salvador a assistir e a marcar (25-20), no entanto a formação de Braga reduziu até ao 25-22.
Erekle Arsenashvili foi importante, a seguir, com um roubo de bola e um golo, porém o ABC não desarmava nesta fase, com Kiko Costa a falhar o seu primeiro livre de sete metros. Tudo parecia correr mal ao Sporting CP e Edmilson Araújo ainda seria expulso pouco depois dos 45 minutos. O ABC aproveitou com sucesso as adversidades Leoninas e atingiu o 27-25.
Ainda assim, a equipa verde e branca não sentiu o golpe e reagiu com personalidade e embalada pelo apoio dos Sportinguistas nas bancadas, que agora se faziam ouvir mais do que nunca na partida. Francisco Tavares marcou consecutivamente e Matevž Skok fechou a baliza, catapultando os Leões para uma nova vantagem de cinco golos (30-25).
Seguiu-se uma fase mais perdulária de ambos os emblemas ofensivamente e o 31-26 manteve-se durante largos minutos até que Martim Costa colocou um ponto final na 'seca' de golos a cinco minutos do fim e revelou-se como um dos melhores na recta final – acabou com seis golos. Nestes últimos instantes, o Sporting CP manteve-se coeso atrás e soltou-se no contra-ataque à boleia do acerto de Salvador e do recém-entrado Hanser Rodríguez (36-27). Seria Arsenashvili a concluir o 37-28 final.
Assim, o conjunto de Ricardo Costa segue na liderança do campeonato, agora com 61 pontos, mais três do que o FC Porto, que tem menos um jogo disputado. Segue-se, na terça-feira (19h45), a primeira mão dos oitavos-de-final da EHF European League frente aos alemães do SC Magdeburg – vencedores da edição anterior - no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Matevž Skok [GR], António Machado, Edmilson Araújo (2), Kiko Costa (7), Natán Suárez (3), Jonas Tidemand, Hanser Rodríguez (1), Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (3), Erekle Arsenashvili (3), Mamadu Gassama (4), Francisco Tavares (2), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (3), Josep Folquès (2) e Martim Costa (6).