Foto José Lorvão
Ricardo Costa: "Jogo fantástico da nossa equipa"
Por Sporting CP
08 Abr, 2023
08 Abr, 2023
Técnico muito satisfeito após o triunfo frente ao SL Benfica
No rescaldo do triunfo em casa do SL Benfica (30-34), que garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Portugal de andebol, o treinador Leonino Ricardo Costa considerou que os Leões fizeram um “grande jogo”, deixando rasgados elogios à postura dos jogadores dentro de campo.
“A primeira parte foi muito disputada e ficou marcada um pouco pela falta de agressividade positiva da nossa defesa, mas o nível do ataque foi alto. Ainda assim, ficámos com a sensação de que, mesmo estando nós a ganhar muitas vezes por dois ou por três, o SL Benfica foi sempre capaz de estar dentro do jogo e disputá-lo”, começou por afirmar o técnico no final da partida.
“Na segunda parte pedimos um pouco mais de agressividade e conseguimos chocar mais. Defendemos bem a situação de 6x6 com dois pivôs do SL Benfica, e recuperámos algumas bolas que deram em contra-ataque, criando uma almofada de quatro golos. Foi um jogo fantástico da nossa equipa, com maturidade, ambição e equilíbrio, perante um grande adversário”, frisou.
Apesar de ter garantido uma vaga na final four da Taça de Portugal, ao eliminar um rival directo, Ricardo Costa manteve os pés no chão ao sublinhar que a equipa ainda não conquistou “nada”.
“Garantimos apenas o acesso a defender este título, que nos pertence. Propusemos como introdução a este jogo prepararmo-nos para uma final a oito que começou ontem, hoje era o jogo que faltava. Queríamos dar alento aos jogadores e transmitir-lhes que, independentemente de jogarmos em casa do SL Benfica, temos a ambição de ganhar o troféu”, disse, acrescentando.
“Os atletas entenderam isso mesmo, estiveram comprometidos com o jogo e com a ambição que precisávamos para ganhar a este SL Benfica, na sua casa, o que é sempre muito complicado”.
Questionado sobre o facto de este ter sido o sexto dérbi consecutivo diante das águias em que o Sporting CP saiu invicto (nos 60 minutos), apresentando sempre um conjunto mais jovem do que o rival, o líder verde e branco preferiu desvalorizar, sublinhando a qualidade da sua equipa.
“O plantel tem muita qualidade e os jogadores, embora ainda jovens, têm uma margem de crescimento brutal. Ainda assim, não queremos agarrar-nos à juventude mas sim à qualidade que cada um deles tem. A época é muito longa e existem sempre bons e maus momentos, sendo que hoje era um momento muito importante para nós. Seguimos em frente”, reforçou o técnico.
A fechar, Ricardo Costa abordou ainda a confusão que se gerou no final do jogo entre si e o treinador do SL Benfica, Chema Rodríguez, afirmando que tudo não passou de um "mal-entendido".
“Os 60 minutos foram fantásticos, de grande lealdade e respeito de parte a parte, e é assim que têm sido os jogos entre as duas equipas. O que fiz foi pedir o timeout quando estávamos a ganhar por três e o SL Benfica entendeu que lhes estava a faltar ao respeito. Nunca o fiz e nunca o farei porque provocar não é a minha forma de estar no desporto. Tenho pena que tenham entendido assim pois foi um jogo entre grandes equipas e jogadores, que não merecia ter acabado com todo este mal-entendido, mas não passou disso”.