Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / João Pedro Morais

Rugido de Leão no dérbi para abrir o campeonato

Por Sporting CP
06 Set, 2023

Triunfo sobre o SL Benfica no Pavilhão João Rocha (32-26)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, o SL Benfica por 32-26 no jogo de cartaz da primeira jornada da primeira fase do Campeonato Nacional, disputado num preenchido e frenético Pavilhão João Rocha.

Dificilmente podia ter sido melhor o arranque dos Leões de Ricardo Costa. O ambiente no primeiro jogo oficial em casa foi vibrante e a exibição verde e branca perante o rival encarnado também não defraudou. Depois da superioridade demonstrada na primeira parte, o Sporting CP mostrou solidez nos momentos necessários para nunca ceder na liderança do marcador. Individualmente, Martim Costa brilhou no ataque, marcando quase metade dos golos Leoninos – 15.

Para começar o embate, o treinador Ricardo Costa apostou em Leo Maciel, Kiko Costa, Edy Silva, Salvador Salvador, Edmilson Araújo, Natán Suárez de início do lado verde e branco. Os primeiros instantes foram de equilíbrio e algum calculismo das duas formações – 2-2 era o resultado com mais de seis minutos disputados.

A seguir, as águias até chegaram ao 2-4, mas dois golos consecutivos de Kiko – com uma defesa de Leo Maciel pelo meio – e outro de Martim Costa rapidamente deram a volta ao marcador (5-4). A defesa Leonina começou a emergir e num contra-ataque rápido Mamadou Gassama fez o 7-5 antes do quarto de hora de jogo, acendendo as bancadas e levando Jesús González, técnico encarnado, a pedir um desconto de tempo.

No entanto, nada mudou e os Leões arrancaram imparáveis até fixar uma diferença de cinco golos com o 12-7 - e nunca mais deixariam a liderança do marcador. No ataque, sobretudo os irmãos Kiko e Martim Costa - seis golos para cada um ao intervalo - revelaram-se verdadeiros quebra-cabeças, causando inúmeros estragos à linha defensiva do SL Benfica, que não conseguia travá-los.

A resposta encarnada, contudo, chegou à entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, conseguindo um parcial de 0-3 para reduzir a desvantagem (12-10) – pelo meio, Gustavo Capdeville defendeu um livre de sete metros a Kiko Costa. Ainda assim, ao intervalo o Sporting CP foi para os balneários a vencer por 15-12.

Para a segunda parte, Andre Kristensen assumiu a baliza Leonina - em grande logo a abrir - e Pedro Portela também entrou. O reatamento foi mais errático de parte a parte e embora tenha começado com Orri Þorkelsson a continuar a mostrar pontaria a partir da ponta esquerda, Gustavo Capdeville, guarda-redes do SL Benfica, impôs-se com várias defesas e um golo de baliza a baliza para um repentino 16-15.

Um resultado que, porém, durou pouco e que as águias não souberam capitalizar, somando erros atrás de erros, esses sim aproveitados pelo conjunto de Ricardo Costa, que não cedeu na liderança e voltou a disparar no marcador (19-15). E para defender esta margem de quatro e cinco golos num dérbi cada vez mais quente, o Sporting CP foi contando com um Kristensen em excelente nível entre os postes e muita eficácia de Martim Costa, que foi galvanizando um ruidoso Pavilhão João Rocha (25-20) – o camisola 79 acabaria com uns impressionantes 15 golos.

Nunca mais os Leões largaram o controlo do jogo, gerindo-o com segurança. Antes de Portela apontar o 30-25 num livre de sete metros, o jogador encarnado Ole Rahmel viu o cartão vermelho. A recta final teve muitas paragens e ânimos bastante exaltados, mas à impotência do SL Benfica a turma de Alvalade respondeu com assertividade: uma última defesa de Kristensen levantou as bancadas e o golo final do capitão Salvador Salvador selou o 32-26 e soltou a ruidosa festa a verde e branco, dentro e fora das quatro linhas.

Esta foi a terceira vitória seguida do Sporting CP em dérbis com o SL Benfica, que continua sem conseguir vencer na casa das modalidades Leoninas. Conquistados os primeiros três pontos na primeira fase do reformulado Campeonato Nacional de 2023/2024 - este ano terá uma segunda fase com três grupos de quatro equipas consoante as classificações, para a qual transitam com metade dos pontos -, segue-se para os Leões de Ricardo Costa uma deslocação a Braga, este domingo (17h30), para enfrentar o ABC.

Sporting CP: Edy Silva, Benjamin Jakobsen, Pedro Portela (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (8), Natán Suárez, Jan Gurri, Salvador Salvador [C] (1), Espen Våg, Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], João Gomes, Etienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Martim Costa (15).