Campeões nacionais vencem e convencem
11 Dez, 2024
Leões de Ricardo Costa venceram o CF ‘Os Belenenses’ por 36-18, na jornada 16 do Campeonato
A equipa de andebol do Sporting CP venceu esta quarta-feira o CF ‘Os Belenenses’ por 36-18, em partida da 16.ª jornada do Campeonato.
Um triunfo que representou a retoma da normalidade da formação campeã nacional, que tem protagonizado uma excelente temporada, mas que nos dois últimos jogos havia registado desaires em Berlim na EHF Liga dos Campeões e diante do SL Benfica, no Pavilhão da Luz. Foi vencer e convencer no jogo desta quarta-feira por parte da equipa de Ricardo Costa.
De regresso aos jogos em casa, apenas com um dia inteiro de descanso entre dois dérbis, o Sporting CP defrontou o CF ‘Os Belenenses’, num jogo em que a primeira parte foi marcada por muitos remates aos postes – pelo menos seis dos campeões nacionais – e por uma eficácia de finalização abaixo do habitual por parte dos comandados de Ricardo Costa, que começaram na primeira linha com Jan Gurri a central, João Gomes na lateral direita e Salvador Salvador a lateral esquerdo.
Ao primeiro golo do jogo, marcado por Mamadou Gassama, de contra-ataque, na recarga após defesa de João Moniz (fez várias ao longo do jogo) – a equipa do Restelo foi sempre respondendo para igualdades e mesmo vantagens dos azuis, de 4-6 com sete minutos e 15 segundos jogados.
O acerto no remate ficou aquém do esperado na fase inicial e o Sporting CP assentou defensivamente na muito boa exibição de André Kristensen, que somou grandes defesas, várias delas em remates aos seis metros de andebolistas da equipa visitante.
Com 16’20, o Sporting CP já estava na frente a 9-7, com Diogo Branquinho e Salvador Salvador a mostrarem acerto no remate.
Foi na defesa que o Sporting CP montou os alicerces mais sólidos para o resultado no final dos primeiros 30 minutos. O último golo sofrido na etapa inicial aconteceu com 21’40 jogados, o que vale por dizer que a equipa campeã nacional conseguiu manter a baliza defendida a zeros durante mais de oito minutos, com os contra-ataques e ataque planeado a valerem boas finalizações que fixaram o resultado em 15-8 ao intervalo.
André Kristensen na baliza, Martim Costa e Diogo Branquinho no ataque, emergiam como unidades com o maior sinal mais do lado dos campeões nacionais.
Na segunda parte, Martim Costa começou com o braço implacável no remate e marcou três golos consecutivos com o Sporting CP a ficar na frente por 18-10. Os Leões dobraram o marcador em relação ao CF ‘Os Belenenses’ ainda dentro dos primeiros cinco minutos do segundo tempo, a 20-10.
O Sporting CP foi avolumando o 'score', com uma defesa que esteve a bastante bom nível e que gerou contra-ataques, além de a equipa de Ricardo Costa ter começado a marcar mais em ataque planeado.
O técnico Leonino ensaiou ao longo do segundo tempo algumas situações tácticas não tão frequentes em jogo, como a utilização em simultâneo dos centrais Natán Suárez e Jan Gurri e deu minutos ao lateral direito da formação, Rafael Vasconcelos, que já havia jogado no primeiro tempo, com Pedro Martínez também a jogar como central no ataque e Jan Gurri a lateral direito.
Com 20 minutos jogados, o Sporting CP marcava o golo 30, contra 15 do CF ‘Os Belenenses’, numa vitória final dos campeões nacionais por 36-18, justa e de bons momentos de andebol do conjunto de Ricardo Costa.
Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela (1), Natán Suárez (2), Jan Gurri (2), Pedro Martínez (1), William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (5), Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (5), João Gomes (4), Christian Moga (1), Martim Costa (7), Mohamed Aly [GR], Rafael Vasconcelos.