Ricardo Costa: "Importante ganharmos e da forma como o fizemos"
11 Dez, 2024
Técnico satisfeito com resposta do Sporting CP e exibição frente ao CF ‘Os Belenenses’
Após o triunfo frente ao CF ‘Os Belenenses’ por 36-18 na jornada 16 do Campeonato, Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting CP, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios do Clube.
“Era importante voltarmos a ter sensações de vitória, de ganharmos e de ganharmos bem. Até ao 8-8 o jogo foi equilibrado, muito pelo facto do João Moniz [guarda-redes do CF ‘Os Belenenses’] ter defendido várias bolas, situações em que acertámos nos postes, na trave. A partir do 8-8, só sofremos dez golos, o que é muito bom. Trabalhámos bem na defesa, o 5-1 não tanto, mudámos o sistema, gostávamos que as coisas tivessem corrido um pouco melhor na defesa de 5x1, acabou por não acontecer, mudámos e os jogadores fizeram um bom jogo. Um dia de descanso é sempre muito pouco tempo entre competição, mas já sabíamos de antemão quando conseguimos marcar o jogo com o SL Benfica para segunda-feira, que hoje tínhamos jogo. Era importante ganharmos e da forma como o fizemos”.
O treinador da equipa Leonina abordou ainda o número de remates criados à baliza da formação adversária, destacando o regresso aos níveis defensivos a que o Sporting CP habituou os adeptos.
“Acima de tudo, defensivamente tínhamos de dar uma resposta perante os 38 golos sofridos frente ao SL Benfica, que é um número inabitual da nossa defesa, mas há jogos assim e hoje era importante focarmo-nos outra vez na parte defensiva e julgo que entre os guarda-redes e a nossa parte defensiva fizemos um bom jogo. No ataque estivemos ao nosso nível. O início não foi tão bom quanto eu gostaria, falhámos algumas situações de finalização, mas mérito também do João [Moniz] que é um bom guarda-redes, que conheço bem, tem um talento muito grande e é um bom guarda-redes, que estuda muito os atiradores e é normal causar-nos problemas”.
Em jeito de conclusão, Ricardo Costa observou. “Acabámos por fazer um bom jogo, a parte defensiva funcionar, estivemos muitas vezes na cara do guarda-redes, umas vezes não fomos tão assertivos como gostaríamos, mas acho que foi um jogo bem conseguido da nossa parte”, para terminar com uma abordagem ao que falta do ano de 2024: “Temos dois jogos que são importantes para nós [SC Horta e ABC] para fecharmos um ano muito especial, e fecharmos na frente, que é o que queremos. Estamos na frente, queremos continuar até à última jornada deste Campeonato e tudo faremos para sermos campeões que é o que mais desejamos. Agradecer o 2024, que foi um ano fabuloso e para terminar temos de conseguir estas duas vitórias”.
Martim Costa, lateral da equipa Leonina, fez também a análise ao jogo desta quarta-feira, aos meios do Clube. “Era importante darmos uma resposta, ficámos muito desapontados com o que aconteceu na Luz, não estávamos a contar com isso, queríamos muito ganhar o jogo lá. Tínhamos de dar muito mais, não demos, acontece, não somos perfeitos, mas acho que merecemos um voto de confiança por parte dos adeptos. Não vamos ganhar sempre, infelizmente perdemos na Luz, tínhamos de dar uma resposta superimportante e conseguimos fazer isso neste jogo. A malta está de parabéns. Foi um mês muito complicado, ir a Berlim jogar e depois jogar no SL Benfica não é fácil, não é uma desculpa, como é óbvio, temos de estar preparados para isso, mas sabemos que é muito difícil. Era muito importante dar uma resposta aqui. Estamos de parabéns por este jogo, demos a resposta que quisemos, agora preparar o jogo na Horta”.