Sporting CP contrata quatro jovens promessas do atletismo
07 Set, 2023
Marta Araújo, Francisco Calhau, Tiago Ramos e Pedro Pires
Marta Araújo, Francisco Calhau, Tiago Ramos e Pedro Pires são reforços do atletismo do Sporting Clube de Portugal. Os jovens atletas chegam ao Clube numa perspectiva de presente, mas sobretudo de futuro e com o rótulo de jovens promessas do atletismo nacional.
Marta Araújo é especialista em provas combinadas – salto em altura, salto em comprimento, pentatlo e 100 m – e representava o CA Olímpico Vianense, competindo por Portugal em sub-20.
“Chegar ao Sporting CP é ver que todo o trabalho que fiz até aqui foi recompensado. É uma enorme oportunidade para mim e sinto-me muito agradecida por isso”, começou por dizer, a atleta de 18 anos, aos meios de comunicação Leoninos, apontando aos objectivos: “Aquilo que quero, acima de tudo, é representar o Sporting CP da melhor maneira e fazer o meu nome aqui, mas tenho como objectivos concretos renovar o meu título nacional de provas combinadas, ser campeã nacional de sub-23 em algumas disciplinas, em particular no salto em altura, conseguir a marca de 1, 80 m no salto em altura e representar o Sporting CP no Campeonato Nacional de clubes na equipa principal”.
Por sua vez, Francisco Calhau compete na disciplina do lançamento do martelo e representava a Jventude Vidigalense, assim como Portugal no escalão sub-20, tendo apenas 17 anos.
“Estou muito feliz por chegar aqui. Viram que tenho algum futuro, estão a apostar em mim e eu agradeço muito. Desde que comecei no atletismo que o meu objectivo era representar o Sporting CP e consegui. Sempre foi um clube com grandes atletas e eu estando aqui agora sinto que estou no bom caminho. Por isso, quero representar o Clube da melhor maneira possível”, disse, revelando ainda: “Para já, os meus objectivos são renovar o meu título de campeão nacional sub-20 e sub-23 e conseguir continuar a representar a selecção nacional”.
Já Pedro Pires, que compete no salto em comprimento, chega ao Sporting CP proveniente do GRECAS de Vagos e representa Portugal no escalão sub-23.
“Sinto-me a realizar um sonho que tenho desde miúdo. O meu avô é atleta e sempre teve o sonho de representar o Sporting CP e eu, por causa dele, tinha esse sonho e agora sinto que estou a cumprir o desejo dele. Sinto-me feliz por isso e pela aposta do Clube”, referiu o atleta, de 19 anos, acrescentando: “Aquilo que quero é dar sempre o meu melhor, atingir os meus melhores resultados, dar tudo ao Sporting CP e, eventualmente, um dia bater o recorde nacional. Nunca me dou por vencido até ao último salto e trago essa garra comigo”.
Tiago Ramos é o mais velho deste lote de novos Leões, mas tem apenas 20 anos, representava o CA Tunes e também compete no escalão sub-23 por Portugal, competindo nos 20 km marcha.
“Estou muito satisfeito por chegar aqui. Representei sempre o meu anterior clube e este passo é muito importante para a minha carreira. Sei que venho para um clube enorme e espero que os próximos anos sejam muito prósperos”, afirmou, dando conta dos objectivos: “Quero atingir os melhores resultados possíveis tanto a nível nacional como internacional, tendo em vista a representação portuguesa lá fora, e tentar conquistar o máximo de títulos, tanto individuais como colectivos. Espero vir somar para o Sporting CP e um dia, daqui a vários anos, conseguir estar à altura de substituir o nosso grande ícone da marcha, o João Vieira”.
O coordenador do atletismo verde e branco, Paulo Reis, também falou aquando da apresentação destes jovens reforços, justificando as escolhas do Sporting CP e sublinhando que o Clube está sempre de olho nos melhores atletas nacionais.
“Estamos, cada vez mais, a tentar apostar em jovens valores, não só com a perspectiva de nos afirmarmos como equipa de referência nos escalões jovens, mas também para prepararmos a sucessão de alguns atletas e ir começando a ter uma equipa preparada para as próximas épocas. Estes quatro jovens atletas são internacionais, representaram a selecção nacional no ano anterior, e são especialistas em disciplinas que achámos essencial reforçar dentro aquilo que é a estratégia para o atletismo do Sporting CP. Estou muito feliz e confiante de que vão acrescentar muito ao projecto, a curto e médio prazo”, disse, sublinhando: “Achamos que estamos a fazer a aposta certa porque, além de terem potencial, são jovens dedicados, ambiciosos e psicologicamente fortes que nós achamos que vão dar uma excelente resposta quando chegar a altura de se chegarem à frente para as equipas principais do Clube”.
“Apostar na formação está no nosso ADN. Temos de apostar nos jovens, dar-lhes as melhores condições possíveis, apoiá-los para serem cada vez melhores atletas e sentimos que se eles integrarem a equipa ainda em idade júnior ou sub-23, temos muito mais tempo para os prepararmos para quando chegarem ao escalão sénior estarem no nível de rendimento que nós achamos que pode acrescentar bastante não só ao Sporting CP, como à selecção nacional. Ainda agora regressámos de um Campeonato do Mundo, mas estamos sempre a tentar renovar o atletismo português e atentos a quem efectivamente tem os melhores resultados”, finalizou Paulo Reis.