Ricardo Costa: "Acredito que estamos bem preparados"
05 Set, 2023
Andebol recebe o SL Benfica esta quarta-feira
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal inicia, esta quarta-feira, o Campeonato Nacional com uma recepção ao SL Benfica às 20h00 no Pavilhão João Rocha.
Na antevisão, Ricardo Costa garantiu que "a equipa está bem" depois da participação na Supertaça Ibérica, onde o emblema de Alvalade arrecadou o terceiro lugar.
"Foram dois jogos bem conseguidos da nossa parte [na Supertaça Ibérica]. Conseguimos elevar os níveis de intensidade, que era algo que na pré-época temos de ter em atenção porque muitas vezes os jogos são de registo baixo e os atletas demoram um pouco a entrar na intensidade competitiva. Estes jogos foram fundamentais para isso", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.
Para o treinador, o SL Benfica trata-se de "uma equipa que se reforçou com muitos atletas e um novo treinador com, julgo, a mesma ideia de jogo". "Vem trazer o mesmo nível de jogo e os reforços são nomes sonantes do andebol europeu, um guarda-redes que acaba de ser Campeão da Europa [de clubes]. Do nosso lado, temos de nos preocupar menos com o SL Benfica e mais com aquilo que podemos controlar. Acredito que estamos bem preparados para iniciar o Campeonato", acrescentou.
Depois de garantir que, "para os jogos com o SL Benfica, não é preciso motivar" os atletas, Ricardo Costa explicou que os dois conjuntos vão querer ganhar um dérbi sempre especial.
"Os primeiros jogos das competições são sempre especiais e iniciamos agora uma em que temos de estar no máximo da concentração, ainda para mais sendo um dérbi em nossa casa e o peso que tem. É um peso repartido para os dois lados, uma vez que o SL Benfica quer ganhar o Campeonato Nacional - como nós. Por isso, diria que é um jogo de 50-50, mas temos o factor casa, que tem de ser decisivo para conquistarmos a primeira vitória", contou, apelando à presença em massa dos Sportinguistas.
"É fundamental o apoio dos nossos adeptos e é com isso que estamos a contar. Apareçam, tenho a certeza de que vai ser um grande jogo de andebol e vamos fazer tudo para conquistar os três pontos", concluiu.
Também Martim Costa fez a antevisão e começou por comentar o estado da equipa: "Estes dois jogos [da Supertaça Ibérica] ajudaram-nos bastante para cimentarmos o nosso jogo. Melhorámos muito e isso foi o mais importante. Trabalhámos a equipa para o que aí vem. Claro que queríamos ter ganho a competição, mas sabíamos a dificuldade. Agora é trabalhar e prepararmo-nos bem para o jogo com o SL Benfica".
O lateral de 20 anos não tem dúvidas de que as águias são "uma equipa que se reforçou muito bem, com muitos jogadores novos" e que é um adversário "sempre a ter em conta", mas quer o triunfo. "Vejo um SL Benfica muito complicado, mas acho que se fizermos o nosso trabalho as coisas podem correr bem", afirmou.
Por fim, Martim Costa dirigiu-se aos Sócios e adeptos Leoninos: "Desde que estou aqui que nunca nos falharam e que foram, sem dúvida, os melhores adeptos do Mundo. O que peço é que encham o Pavilhão João Rocha".