Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Equipa sub-15 feminina apresentou-se para 2023/2024

Por Sporting CP
05 Set, 2023

Momento de reencontro contou com presença das famílias

A equipa feminina sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, esta segunda-feira, o pontapé de saída na nova temporada apresentando-se ao trabalho no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. Além da equipa técnica e das jogadoras, as jovens Leoas estiveram acompanhadas pelos respectivos pais, convidados pelo Clube verde e branco.

Em 2023/2024, Daniela Costa vai estrear-se como treinadora principal das iniciadas Leoninas, depois de no ano passado ter sido adjunta no mesmo escalão. Dado o passo em frente, a técnica revelou-se "feliz, acima de tudo" e "preparada para o que aí vem".

"Primeiro, é uma valorização por parte do Sporting CP por aquele que tinha sido o meu trabalho na época anterior. Orgulha-me muito poder continuar neste escalão a desenvolver o trabalho", começou por dizer aos meios de comunicação do Clube, antes de falar do momento de regresso e reencontros para inaugurar uma nova época.

"É um escalão em que elas mudam muito em pouco tempo. Espanta-nos sempre o quanto já cresceram e a forma como fisicamente e socialmente se alteram. É bom estar de volta, ver que elas gostam de estar outra vez com as colegas e tenho a certeza de que vão integrar muito bem todas as que chegarem agora", atentou Daniela Costa.

A equipa verde e branca de sub-15 vai enfrentar um desafio acrescido esta temporada, uma vez que vai competir em simultâneo no Campeonato Distrital de sub-14, frente a equipas masculinas, e também no escalão de sub-19 feminino - que já tem a limitação de cinco substituições.

"É especial, porque têm estímulos completamente diferentes do que estão habituadas, até porque no escalão anterior praticavam futebol de 7 e de 9 e agora passar para o de 11", explicou a treinadora, realçando também a “importância” da presença dos pais no Auditório Artur Agostinho, porque “são parte de todo este processo”.

"A família é a peça fundamental em todas as mudanças que elas vão sentir este ano, sobretudo a nível mental e emocional", acrescentou, antes de reconhecer que num clube como o Sporting CP e num escalão como o de sub-15 está ciente que o seu papel vai mais além de ser treinadora.

"Nós somos formadores, há muitas componentes no treino e temos de estar envolvidos também no processo educativo e social de cada uma delas. Não temos só a preocupação técnico-táctica, mas também naquilo que elas são, nas suas expectativas e em guiá-las", reconheceu. Por isso, Daniela Costa sentenciou que o “objectivo principal” para 2023/2024 é "fazer sempre com que consigam desenvolver-se enquanto jogadoras e que cresçam dentro do ser Sporting CP".

Também Maria Cunha, jovem jogadora do escalão, mostrou a sua satisfação pelo início de uma nova época. "É um sentimento de orgulho por poder fazer mais uma época com o símbolo do Sporting CP ao peito. Saber que estou rodeada de pessoas tão capazes de me fazer crescer é óptimo", referiu a Leoa que joga de verde e branco há três anos.

Olhando para os desafios que a equipa terá pela frente, é com ambição que os encara neste primeiro dia da época: "É bom e acho que jogar contra rapazes é uma grande oportunidade para mostrar que o nosso futebol é óptimo e que estamos completamente capazes".

Nas suas palavras, ser Sporting CP requer "ter valores e dar o nosso melhor", sublinhou Maria Cunha, antes de traçar os objectivos para 2023/2024. "Quero ajudar a equipa a fazer uma boa época, com bons desempenhos nos campeonatos e torneios. Individualmente, vou dar o meu máximo", finalizou.