Litos Cardoso é reforço
16 Ago, 2023
Base internacional português representava o Vitória SC
Carlos Cardoso, conhecido no meio do basquetebol por Litos Cardoso, é base e é mais uma contratação para a equipa de basquetebol do Sporting CP. Em declarações aos meios de comunicação do Sporting, o reforço Leonino era a imagem da felicidade por passar a representar o emblema de Alvalade. “Desde que comecei a jogar basquetebol que tinha o objectivo de chegar a um clube grande como é o Sporting CP. Estou aqui para dar o meu melhor e para deixar todos os Sportinguistas orgulhosos da nossa equipa de basquetebol.”
Base organizador de jogo, Litos Cardoso, como é conhecido, apresentou-se aos adeptos Leoninos. “Deixo a minha descrição para quem está de fora, mas sou um base que gosta de ganhar e que vai deixar, sempre, tudo dentro do campo, seja em que dia for, em que jogo for, em que altura for.”
Numa equipa muito competitiva, Litos Cardoso espera poder dar um importante contributo para o Sporting CP continuar na senda dos sucessos no basquetebol. “Estou aqui não só para chegar a essas finais, mas também para ganhá-las. É um clube que está sempre nas fases finais e é isso que conquista todos os jogadores a quererem vir para um grande como o Sporting CP. Nós estamos aqui para trabalhar todos os dias, chegar às finais e ganhá-las.”
Litos já jogou no Pavilhão João Rocha, mas como adversário e tem uma ideia muito concreta sobre o que vai encontrar na casa Sportinguista das modalidades. “Foi sempre um pavilhão complicado, o Sporting CP sempre teve equipas muito competitivas e uma massa associativa muito forte, que apoia do primeiro ao último minuto. Espero encher o pavilhão João Rocha, que toda a massa associativa do Sporting CP esteja connosco e que se orgulhe de nós e do nosso esforço dentro do campo”.
Litos ainda não começou a jogar basquetebol pelo Sporting CP, mas já tem uma certeza: a do bem que o Sporting CP fez ao basquetebol português no geral. “A entrada do Sporting CP foi essencial para o grande salto que o basquetebol nacional tem dado. Há jogadores de bom nível europeu atraídos a virem para a nossa Liga e, sem dúvida, que o Sporting CP foi fundamental para esse crescimento”.
Litos começou a jogar basquetebol num clube que tem Sporting no nome – o Sporting Clube Vasco da Gama – mas o Sporting CP é, sem hesitar, o maior desafio na careira de Litos, assume o próprio jogador. “Sim, sou um jogador que quer sempre fazer mais e melhor e, claro, que estando aqui [no Sporting CP] estou mais perto de lutar por títulos e é o que ambiciono: trabalhar no máximo para enriquecer ainda mais o palmarés do Sporting Clube de Portugal”.
Nem tudo será completamente novo no Sporting CP, uma vez que Litos Cardoso vai voltar a ser orientado por Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting CP. “Já tive o prazer de trabalhar com ele, sei a filosofia dele e isso é o que mais me cativa neste desafio, é saber que a filosofia do treinador é lutadora, que as equipas que ele orienta não descansam, dão sempre o máximo dos máximos. Identifico-me com essa filosofia, com o querer ganhar e com o querer competitivo que o Pedro Nuno tem”.
Ciente da realidade de que os adeptos Sportinguistas são conhecedores da modalidade e muito entusiastas pelo Clube, Litos Cardoso sente-se preparado para corresponder às elevadas expectativas. “Considero-me pronto. Vou dar o meu melhor e sei, que independentemente de marcar ou falhar, se der o meu melhor em campo, sei que vou orgulhar todos os Sportinguistas que vão estar na bancada e, isso, podem esperar sempre de mim: deixar sangue, suor e lágrimas dentro do campo”.
Litos já se imaginou a marcar pontos pelo Sporting CP no pavilhão João Rocha e não escondeu o sorriso que essa alegria lhe irá proporcionar. “Ambiciono e quero muito que esse dia chegue. Estou ansioso por poder entrar no campo com este pavilhão cheio”.