Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Entrada com a mão direita

Por Sporting CP
23 Set, 2023

Basquetebol venceu AD Galomar na estreia na Liga (94-80)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, a AD Galomar por 94-80 na primeira jornada da Liga da modalidade.

Com um cinco inicial Leonino composto por Carlos ‘Litos’ Cardoso, Malik Pope, Ronald Curry Jr, Ken Horton e Eddie Ekiyor foram de equilíbrio os primeiros minutos. O poste Leonino - fez 23 pontos no encontro - assinou os seis primeiros pontos da equipa, até que surgiu o primeiro triplo da equipa Leonina, por Ken Horton, que ao longo do jogo foi apresentado muito boa eficácia de longa distância - acabou com 19 pontos. Depois, dois triplos seguidos, um da AD Galomar antes de soar a buzina dos 24 segundos de ataque e, na resposta, por Mike Moore, houve uma série de bons lançamentos dos dois lados, com o AD Galomar a responder na mesma moeda para empate a doze pontos aos seis minutos.

Era por esta altura um festival de triplos o que se assistia, com Ken Horton a atirar para o 15-14 e depois, Hallman com uma 'bandeja' a dar uma folga maior no marcador aos Leões. Ron Curry acertou, na jogada seguinte, mais um triplo e Ken Horton a atirar, também de três, para novo triplo e para a maior vantagem Leonina no marcador e 25-15 a pouco mais de dois minutos para o final do primeiro quarto. Logo após uma ‘bandeja’ de Ron Curry, o treinador da AD Galomar pediu um desconto de tempo.

‘Litos’ Cardoso ainda conseguiu mais um triplo e no final do primeiro quarto o resultado era de 30-21 para o Sporting CP, com a equipa de Pedro Nuno Monteiro a testar soluções ofensivas e alguns movimentos ainda a precisarem de maior afinação.

Já no segundo quarto, Ekiyor, da linha de lance livre, marcou o primeiro ponto, com nova ‘sessão’ de triplos dos dois lados a aparecer. A AD Galomar primeiro e, na resposta, triplo do Sporting CP por Ekiyor, muito versátil e aplicado em diversas facetas o jogo.

O Sporting CP pediu desconto de tempo logo depois de sofrer dois pontos na luta nos ressaltos na tabela defensiva - um aspecto em que a equipa Leonina tem, seguramente, margem evoluir - com a formação madeirense a carregar e a criar dificuldades. No regresso do time-out, Ken Horton marcou dois pontos junto à tabela e Denison Tavares outros dois em entrada para o cesto.

Ekiyor com jogada de cesto e falta fez mais três pontos, mas o AD Galomar nunca baixou os braços e com isso chegou a baixar da desvantagem na casa dos dois dígitos, até aos 46-42, com mais um pedido de time-out do Sporting CP, que não estava a acertar nos lançamentos. A diferença encurtava, com Horton a acertar, mas ao intervalo, a vantagem do Sporting CP era curta: 48-45, em minutos finais menos conseguidos da equipa verde e branca.  

No segundo tempo, o AD Galomar entrou melhor, mas o Sporting CP respondeu prontamente, com Ken Horton a marcar mais um triplo, seguido de outro de Ron Curry, para uma vantagem dos Leões de 54-47.

A vantagem na casa dos dez pontos foi novamente atingida (57-47) com novo triplo de Litos Cardoso, seguido de novo desconto de tempo da AD Galomar. Litos Cardoso estava certeiro e lançou mais um triplo com sucesso para os 61-49. Estavam, novamente, repostas as distâncias. Contudo, o AD Galomar ainda encurtou para 63-55, até novo esticão Leonino no marcador para os 69-58 no final do terceiro quarto, com um lançamento mesmo sobre o final de Eddie Ekiyor, após recuperação de bola de Ron Curry. Uma dupla formada pelo base/extremo e pelo poste que promete mais para o futuro.

Por fim, no quarto e último quarto, deram-se pontos dos dois lados, sobressaindo a eficácia crescente de Ron Curry e o desempenho dominador junto ao cesto de Eddie Ekiyor, que ágil e forte, chegou a conseguir uma jogada de possíveis três pontos, que acabaram por ser quatro, para os 80-64, com Diogo Araújo a lançar debaixo do cesto.

A AD Galomar, sempre abnegada e apoiada por adeptos entusiastas num dos topos da bancada, ainda voltou a ficar mais próximo do Sporting CP no marcador com dois triplos consecutivos, mas os Leões voltaram a marcar as diferenças e as distâncias com boas jogadas colectivas e um maior equilíbrio entre jogo interior e exterior, através do acerto nos lançamentos de Ron Curry e de Litos Cardoso para um ‘score’ final de 94-80. 

Desfecho justo e adequado para a maior qualidade da equipa verde e branca orientada por Pedro Nuno Monteiro, que teve bons momentos de bom basquetebol, porventura no futuro à procura de uma consistência maior que com o tempo tem tudo para aparecer, até porque o plantel sofreu diversas mudanças para a temporada 2023/2024 e o entrosamento irá crescer ao longo da temporada.

Sporting CP: Malik Pope (4), Mike Moore (11), Eddie Ekiyor (23), Carlos 'Litos' Cardoso (13), Marko Lonkovic [C], Ronald Curry Jr, (17) Diogo Araújo (2), Arnette Hallman (2), Ken Horton (19), Denilson Tavares (3).