Leões também ficam com Troféu Stromp em casa
14 Set, 2024
Versão 2024/2025 do basquetebol bateu CA Queluz na apresentação (90-77)
A renovada equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CA Queluz por 90-77 e conquistou a edição 2024/2025 do Troféu Stromp.
Neste jogo de apresentação aos Sócios e adeptos, depois de uma primeira parte totalmente controlada, um terceiro período penalizador obrigou os Leões, na recta final, a uma resposta afirmativa, a qual surgiu em força para manter à distância o vencedor da última Proliga (segundo escalão) – o CA Queluz está de volta à principal divisão nacional nesta época.
Sob a nova liderança do treinador Luís Magalhães, de regresso ao comando dos Leões, o plantel para 2024/2025 apresentou-se aos Sportinguistas com nove reforços, entre os quais o regressado Isaiah Armwood e oito caras novas, nomeadamente os bases Reggie Johnson Jr e Sérgio Silva, o extremo/base Kenney Funderburk, os extremos Jeremiah Bailey, Uwais Razaque e Bruno Araújo e ainda os postes Ludgy Debaut e Nick Ward. Por sua vez, o capitão Diogo Ventura, André Cruz e Arnett Hallman transitam da temporada anterior, juntamente com os jovens Salvador Gomes, Denis Cherepenko e Denilson Tavares.
Rodeados pelas vários escalões de formação do Clube na modalidade, os basquetebolistas Leoninos entraram um a um, por ordem numérica, no rectângulo de jogo do Pavilhão João Rocha. Já de microfone na mão, Luís Magalhães e Diogo Ventura deram o mote para a nova época. “Seremos candidatos mais fortes se contarmos com a vossa presença”, apelou o técnico, enquanto o capitão de equipa salientou a vontade do grupo em “trabalhar para voltar a ganhar títulos”.
Começado o encontro, o conjunto verde e branco, que contou com Reggie Johnson, Kenney Funderburk, Isaiah Armwood, André Cruz e Nick Ward de início, rapidamente se fez com o controlo das operações à base de intensidade defensiva e muito acerto nos lançamentos exteriores (12-2). Com um ritmo alto no jogo, o CA Queluz de César Rodrigues ainda tentou oferecer uma réplica ao ascendente inicial verde e branco, mas sem sucesso, sobretudo no ataque (23-10).
A poucos minutos do fim do primeiro período, a entrada de Arnett Hallman arrancou muitos aplausos, uma vez que o experiente camisola 22 voltou a jogar na casa das modalidades após uma grave lesão que o afastou da acção durante praticamente toda a época passada - por esta altura, Funderburk brilhava a distribuir jogo e a atirar ao cesto.
Depois, Sérgio Silva, Ventura, Bailey, Hallman e Debaut foi o quinteto que fechou os primeiros dez minutos, cujo resultado se saldou nos 28-16.
Já no período seguinte, os visitantes até começaram por reduzir distâncias no marcador (30-24), mas um triplo do capitão dos Leões quebrou esse ímpeto e o jogo não fugiu do controlo do Sporting CP, que respondeu à altura (39-24). Com Reggie Johnson a destacar-se nos roubos de bola e assistências para zonas interiores, dois afundanços seguidos de Armwwod e outros dois de Ward colocaram a vantagem Leonina nuns claros 20 pontos (50-30). E seria a mesma parceria – Reggie e Ward – a fixar, pouco depois, o 57-35 ao intervalo.
O terceiro período foi de pontos sucessivos - e praticamente à vez - em ambos os cestos, o que fez com que ambos os emblemas continuassem separados por margens sempre próximas dos 20 pontos (71-49). No entanto, um esforço final meritório do CA Queluz – e algum demérito ofensivo Leonino - reacendeu a discussão da partida, que foi com 72-62 no resultado para os derradeiros dez minutos.
E logo a abrir o período decisivo, o teste em casa complicou-se quando o conjunto visitante voltou a reduzir para metade a diferença pontual (74-69). De novo com o jogo vivo, os comandados de Luís Magalhães contaram com o poderio de Ward – acabou com 30 pontos marcados - sob as tabelas para reagir e Kenney Funderburk, em esforço, reencontrou a pontaria que foi faltando aos Leões nos tiros exteriores (82-73).
Reconduzida a vitória, apesar do trabalho redobrado nesta ponta final, foi desta forma que, depois da equipa feminina, os Leões do basquetebol também asseguraram a conquista do Troféu Stromp. As contas fecharam-se em 90-77.
Nesta fase da pré-época ficam por ultimar detalhes na preparação para o arranque oficial em 2024/2025, cuja entrada em cena acontecerá no palco europeu. Em busca de uma vaga na fase de grupos da FIBA Europe Cup, os Leões de Luís Magalhães vão enfrentar os belgas do Spirou Charleroi numa eliminatória a duas mãos disputada entre os dias 24 e 27 de Setembro – a segunda mão será no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Kenney Funderburk (11), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (6), Jeremiah Bailey (1), Diogo Ventura [C] (9), Uwais Razaque, Salvador Gomes, Denis Cherepenko, André Cruz (5), Arnett Hallman, Isaiah Armwood (14), Nick Ward (30), Reggie Johnson (10), Sérgio Silva (4), Denilson Tavares