Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

‘Leões’ de regresso às vitórias (e às goleadas)

Por Jornal Sporting
24 Out, 2015

Sporting recebeu e goleou a Burinhosa por 4-0

O Sporting voltou esta noite às vitórias – e também às goleadas – ao bater a Burinhosa por 4-0, na 8.ª jornada da Liga SportZone, com golos de Alex Merlim, João Matos e o ‘bis’ do regressado Fortino.

Perante uma Burinhosa de linhas muito subidas (quase que se poderia dizer surpreendentemente, se não se conhecesse a qualidade do conjunto de Alcobaça), o Sporting entrou muito forte na partida, com movimentações rápidas e muitas oportunidades de golo – a primeira das quais por Diogo, na ala esquerda, a passe longo de Marcão, obrigando o guarda-redes Welton à primeira boa intervenção da noite.

Aos três minutos, a superioridade converteu-se em números: num livre frontal à entrada da área, Diogo soltou curto para Merlim que, com um remate colocado ao ângulo, fez o 1-0 – que se manteve até ao intervalo em grande parte graças a Welton, a defender tudo o que havia para defender, como as duas oportunidades de Diogo, que se seguiram ao golo, e a de Caio, logo a seguir, isolado na ala direita com um passe de Marcão.

O Sporting estava completamente por cima e criava oportunidades sucessivas. Djô, por exemplo, numa boa jogada pela direita, puxou para dentro e rematou colocado para defesa de Welton e, logo de seguida, rematou na sequência de uma jogada estudada para mais uma grande intervenção do guardião de Alcobaça.

O jogo entrou depois numa toada mais equilibrada, em que a Burinhosa podia ter feito o empate num lance longo do guarda-redes Welton a isolar o pivot Claudinho nas costas da defesa ‘leonina’ (a bola embateu no poste). Com o 1-0, possibilitado em grande parte pelo seu guarda-redes, a equipa forasteira ia acreditando que era possível manter-se em jogo e, com boas trocas de bola, foi conseguindo chegar algumas vezes perto de Marcão. O Sporting, que nunca tinha deixado de criar perigo, voltou a desenhar uma oportunidade para dilatar o resultado: João Matos fez a abertura para Fortino, que tocou de calcanhar de forma soberba. Ainda assim, o ‘placard’ manteve-se no 1-0 até ao descanso.

No regresso do balneário, a Burinhosa criou uma jogada de perigo através de uma transição rápida que culminou no remate de Pimpolho, que Marcão defendeu. Na resposta, Welton voltou a entrar em cena e travou o tiro de Fortino, isolado na zona central por uma grande assistência de Merlim – o mesmo que, pouco depois, descobriu Cary na paralela e isolou-o na esquerda, mas o remate saiu já sem ângulo, e que, num movimento que já lhe é habitual, progrediu pela esquerda, puxou para dentro e desferiu um remate colocado, que embateu na trave.

A Burinhosa nunca baixou os braços e continuou sempre à procura de espaços para chegar à baliza de Marcão, mas as diferenças foram-se acentuando com o passar dos minutos, nomeadamente no capítulo da qualidade individual. E aqui, um nome a destacar: Fortino. O ‘pivot’ dos ‘leões’ protagonizou mais uma grande oportunidade, perfumando a quadra com o seu futsal quando recebeu a bola longa e, com um passe do outro mundo de calcanhar, soltou Cary na direita, para mais uma defesa de Wetlton.

Mas Fortino não se limitou a ameaçar: um minuto depois chegou ao golo com um bom remate de pé esquerdo a dar a melhor sequência a uma boa jogada colectiva da equipa; e pouco depois, fez o segundo da conta pessoal num grande tiro pela esquerda a entrar rente à trave.

Com a avalanche de golos, a Burinhosa optou pela estratégia do 5x4, mas a consistência defensiva do Sporting não permitiu que a formação de Alcobaça ameaçasse realmente as redes ‘leoninas’. Ao invés, foram os ‘verde e brancos’ a sentenciar a partida, com João Matos a fazer uma boa simulação de corpo e a atirar de forma certeira para o 4-0.

O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 20h, em Odivelas, para disputar o jogo em atraso da 2.ª jornada, frente ao Sp. Braga/AAUM.