Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting perde em Braga com o ABC

Por Jornal Sporting
24 Out, 2015

Segunda derrota no Campeonato por 34-33 nos segundos finais

A equipa de andebol do Sporting perdeu hoje na deslocação a Braga, frente ao ABC, por 34-33, num encontro relativo à nona jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Mais uma vez, e depois de um bom início, a formação ‘verde e branca’ voltou a claudicar em momentos chave, sofrendo o último golo da partida a poucos segundos do fim numa espécie de epílogo antecipado a uma exibição irregular e com muitos erros.

Com Pedro Spínola como lateral direito e João Antunes a assumir a posição de pivot, os ‘leões’ entraram melhor e chegaram rapidamente a uma vantagem de 4-1 logo no início da partida, através de ataque organizado ou contra-ataque. No entanto, e quando já tinha uma vantagem de quatro golos (8-4), a formação comandada por Javier Equisoain pecou onde menos se esperava: no seguimento de uma exclusão de um elemento bracarense, os ‘verde e brancos’ permitiram um parcial de 2-0 nos dois minutos em superioridade e deram alento ao adversário para reentrar no resultado, empatando a oito e passando mesmo para a frente no seguimento de um contra-ataque de Miguel Sarmento (10-9).

Zupo quis mexer e trocou de guarda-redes, lançando Ricardo Correia no lugar de Cudic, mas o ABC estava moralizado e chegou mesmo a 13-11 antes de um parcial de 3-0 obtido pelos ‘leões’ com Solha a recolocar os visitantes na dianteira do resultado. Até ao intervalo, o equilíbrio foi a nota dominante e o Sporting saiu para o descanso com um golo de vantagem (19-18) apesar de ter sofrido um golo evitável no último segundo.

Essa desconcentração desnecessária acabou por marcar o início da etapa complementar, onde o ABC conseguiu arrancar com um parcial de 4-0 em apenas quatro minutos, o que obrigou o técnico ‘leonino’ a pedir de imediato um desconto de tempo. Pedro Portela, de sete metros, marcou o seu primeiro golo na partida aos cinco minutos da segunda parte, antes de falhar dois castigos máximos seguidos, antes de também Carneiro desperdiçar uma situação semelhante. Essa falta de eficácia ofensiva, aliada a uma série de erros em termos defensivos pouco habituais nesta equipa (o número de golos 1x0 do adversário foi o mais elevado esta temporada), deu aos bracarenses uma vantagem de três golos que foi gerida até aos últimos dez minutos, altura em que veio a derradeira reacção.

Numa fase onde estava com menos uma unidade em campo após exclusão de Bosko e já com Edmilson nas acções ofensivas, o Sporting conseguiu aproximar-se dos minhotos e empatou mesmo por Frankis a cerca de cinco minutos do final, a 31 golos. Voltava a estar tudo em aberto mas dois livres de sete metros bem aproveitados pelo conjunto visitado acabaram por pesar em demasia na tentativa de redenção dos ‘verde e brancos’, que já não foram a tempo de evitar a segunda derrota do Campeonato confirmada a quatro segundo do final com um golo na ponta de Nuno Rebelo, novamente com uma grande dose de demérito à mistura e que prolongou uma exibição muito irregular.

Com este resultado, o Sporting mantém o segundo lugar com 23 pontos (sete vitórias e duas derrotas), os mesmos do ABC e mais um do que o Benfica que defronta o Sp. Horta nos Açores esta noite. O FC Porto lidera só com vitórias. Na próxima jornada, que se realiza quarta-feira, os ‘leões’ voltam a jogar fora, desta vez com o Maia ISMAI. A seguir a competição vai parar devido aos compromissos da Selecção Nacional.