Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O aperitivo trouxe mais sabor ao prato principal

Por Jornal Sporting
03 Jan, 2016

Sporting vence Modicus (5-1) e recupera liderança da Liga em igualdade pontual com Benfica

O Sporting venceu esta tarde o Modicus, no Pavilhão das Lavadeiras, por 5-1, em jogo invertido da terceira jornada da Liga SportZone, aproveitando a derrota de ontem do Benfica frente ao Fundão para recuperar a liderança do Campeonato com os mesmos pontos do rival. Fortino esteve em destaque ao apontar três golos e Diogo fez os restantes dois.

Com o pivot Fortino no ‘cinco’ inicial, configurando uma estratégia de 3x1 para os ‘leões’, o Sporting começou no comando da partida e evidenciou maior ímpeto ofensivo, acercando-se por várias vezes da baliza contrária. Essa superioridade deu frutos aos quatro minutos, quando Fortino, livre de marcação em zona central, deu a melhor sequência ao canto apontado por Merlim na esquerda. Logo de seguida, os mesmos protagonistas voltaram a criar perigo, mas desta vez o pivot atirou por cima, também no corredor central.

Já com o Sporting no seu esquema habitual de 4x0, o Modicus criou uma oportunidade flagrante de golo aos 7’ por Óscar, que conseguiu ultrapassar Cavinato e, com André Sousa pela frente, atitou ao poste. Esta ocasião deu confiança aos homens da casa, que subiram um pouco as linhas, na tentativa de inverteram o resultado. Mas foi o Sporting que voltou a criar perigo. O guarda-redes Cláudio foi chamado a intervir em três momentos: num lance quase decalcado do primeiro golo, em que Fortino voltou a atirar bem; logo de seguida, numa defesa com o pé a remate de Diogo, em zona central; e por fim na sequência de um grande trabalho de Merlim pela esquerda, a ganhar espaço com uma finta.

Foi, por isso, sem surpresas que aos 14’ Diogo fugiu da marcação e arrancou sem bola para a zona central, recebendo de Merlim para fazer o 2-0. O Sporting mantinha o domínio do encontro e a única pedra no sapato eram as quatro faltas a cinco minutos do descanso – que levaram Nuno Dias, no minuto técnico, a pedir aos seus jogadores que não recorressem aos bloqueios e que baixassem a defesa. Ainda assim, até ao final da primeira parte o Sporting ainda podia ter dilatado o resultado, primeiro por Cavinato, que se antecipou e ganhou a bola mas atirou ao lado, e por Caio Japa, que recebeu o passe longo e teleguiado de Fábio Lima, rematando também ao lado.


Nos minutos finais, com o Sporting a actuar com as linhas um pouco mais baixas, o Modicus ainda criou perigo, com Norinho a rematar de primeira na sequência de um canto pela esquerda, mas a encontrar um André Sousa muito atento. O guardião ‘leonino’ seria decisivo também a 19 segundos do final, quando defendeu (duas vezes, já que o lance foi repetido) o livre de 10 metros de Ricardo Ferreira, a punir a quinta falta dos ‘verde e brancos’.

O segundo tempo começou de forma incaracterística: em três minutos, os homens da casa conseguiram ‘sacar’ três faltas ao Sporting, o que condicionou um pouco a agressividade da equipa de Nuno Dias nos 17 minutos que restavam para jogar. Ainda assim, e apesar de André Sousa ter sido chamado a intervir para evitar que Gabriel desse sequência ao lance individual de Filipe Simas, foi o Sporting que voltou a atirar a contar. Cary fez o passe diagonal para Fortino, que rodou tirando Ricardo do caminho e apontou o 3-0 aos 24 minutos.

Os gaienses não baixaram os braços e, aproveitando os efeitos da quarta falta ‘leonina’ entretanto marcada a Paulinho, procuraram reduzir, o que aconteceu à passagem da meia hora de jogo, quando Pedrinho concluiu o canto apontado por Óscar. Os homens da casa ainda haveriam de equilibrar o jogo e tentar ter o domínio da bola, mas eram sempre os ‘verde e brancos’ a ser mais efectivos e a criar situações concretas de golo – como aconteceu aos 35’, quando Fortino recebeu a bola na frente de forma soberba e desferiu um grande remate que só parou nas mãos de Tasaka, que entretanto substituiu Cláudio.

Já com as duas equipas ‘tapadas’ pelas cinco faltas, Ricardinho fez a sexta (na sequência da qual viu o segundo amarelo e foi expulso) e, na conversão do livre de 10 metros, Diogo voltou a atirar colocado e bisou, fazendo o 4-1. O Modicus jogou todas as fichas e colocou Gabriel como guarda-redes avançado, mas a defensiva ‘leonina’ soube sempre tapar os caminhos da sua baliza. E foi de lá, da baliza, que André Sousa atirou longo para Fortino que, já em cima do apito final, ainda atirou de forma vitoriosa para o 5-1.

Com este resultado, o Sporting recuperou a liderança da Liga SportZone com os mesmos pontos do Benfica, 43, mas com melhor diferencial entre golos marcados (88 para 70 do rival) e sofridos (15 contra 25 dos ‘encarnados’).