Fase final da Liga fechada com goleada antes da Champions
29 Abr, 2023
10-2 sobre o SC Ferreira do Zêzere
A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o SC Ferreira do Zêzere por 10-2 no último jogo da fase regular do Campeonato Nacional.
Os Leões fecharam assim esta fase da prova na primeira posição com 57 pontos, 18 vitórias, três empates e apenas uma derrota, terminando ainda como o melhor ataque (135 golos marcados) e a segunda melhor defesa (38 golos sofridos).
Diego Cavinato, destacadíssimo líder dos melhores marcadores, fechou com 33 golos.
Sporting CP vs. SC Ferreira do Zêzere a ser o jogo 500 de Nuno Dias e Paulo Luís no comando técnico verde e branco, com os dois a serem homenageados pelo presidente Frederico Varandas, antes do encontro, com uma camisola devidamente personalizada com a marca alcançada.
A noite era, por isso, de festa, mas a equipa visitante veio até ao Pavilhão João Rocha disposta a estragá-la, conseguindo adiantar-se no marcador logo no terceiro minuto de jogo.
Assim, os Leões tiveram de correr atrás do resultado e o empate chegou logo no minuto seguinte por Diego Cavinato que, nas costas do guarda-redes, só teve de encostar a bola cruzada por Hugo Neves.
1-1 no marcador com o jogo a continuar bem disputado e com ocasiões de parte a parte e com o SC Ferreira do Zêzere a passar, novamente, para a frente aos 11 minutos.
Desta vez a vantagem visitante durou mais tempo, apesar da pressão alta do Sporting CP e da série de oportunidades que criou, também com Bernardo Paçó a subir no terreno e a tentar o golo um par de vezes.
Foi só já ao minuto 17, que a turma de Alvalade conseguiu chegar ao 2-2 de bola parada: Anton Solokov assumiu o lance na esquerda e cruzou para a área, com a bola a bater num defesa visitante, antes de chegar a João Matos, e a entrar na baliza.
Feito o empate, os Leões foram à procura de passar para a frente do marcador, mas Guilherme Oliveira, com uma boa exibição até ao momento, foi sabendo segurar o resultado até ao intervalo.
Assim, a segunda metade começou com o empate e com ambos os guarda-redes a destacarem-se: o visitante continuou a saber negar o golo ao Sporting CP, mas aos 23 minutos pouco pôde fazer ao remate do guardião Bernardo Paçó, que subiu no terreno e, após bom trabalho individual, fez o 3-2.
Sporting CP pela primeira vez na frente do marcador e a continuar a pressionar muito, sufocando a equipa visitante, mas o resultado foi mantendo-se até ao 33 minutos, altura em que, por fim, Esteban Guerrero fez o 4-2: cruzamento desde a esquerda e o espanhol só teve de encostar junto ao segundo poste.
Dois golos de vantagem, numa altura em que a formação visitante já apresentava algum desgaste e em que o Sporting CP não baixava o ritmo, conseguindo entrar nos derradeiros cinco minutos da partida da melhor maneira: Hugo Neves fez o 5-2 e logo a seguir foi Pauleta a fazer o 6-2.
A vitória Leonina ganhava assim maior expressão, passando ainda para números mais volumosos nos derradeiros dois minutos com golos de Alex Merlim, Anton Sokolov e dois de Diego Cavinato.
Triunfo expressivo da formação verde e branca, que viaja no início da próxima semana para Palma de Maiorca, onde vai disputar a final-four da UEFA Futsal Champions League com o terceiro troféu no pensamento.