Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo suado mas merecido

Por Sporting CP
18 Nov, 2023

​Futsal derrota SC Ferreira do Zêzere por 4-3 em jogo muito disputado

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal manteve a invencibilidade na Liga ao bater o SC Ferreira do Zêzere por 4-3, este sábado, na 20.ª jornada - ronda invertida - da fase regular.

O SC Ferreira do Zêzere, sétimo classificado à entrada para este jogo, deu excelente réplica e vendeu cara a derrota. Tal como já tinham feito na derrota diante do SL Benfica (4-3), na última jornada, os ribatejanos criaram muitas dificuldades ao Sporting CP e discutiram o resultado até ao final, mas a lei do mais forte imperou.

No terceiro de sete jogos consecutivos dos Leões no Pavilhão João Rocha, os forasteiros até foram os primeiros a ameaçar com uma bola ao poste, mas acabou por ser o Sporting CP a inaugurar o marcador, e logo em dose dupla. Zicky Té marcou por duas vezes, aos 2 e 4 minutos, sendo que em ambos os lances foi servido pelo guarda-redes Henrique Rafagnin.

Mesmo depois de chegar à vantagem, a turma de Alvalade manteve o pé no acelerador, imprimindo grande velocidade nas suas jogadas e dificultando a tarefa do adversário com uma pressão muito alta logo na saída de bola. Apesar das inúmeras ocasiões de golo criadas pelos Leões, o guardião rival começou a brilhar entre os postes e foi retardando o dilatar do placard.

A meio da primeira parte, com o Sporting CP claramente por cima e a justificar um resultado mais gordo, tantas foram as ocasiões que criara, Henrique Rafagnin - que além de dois passes para golo já tinha ficado perto de colocar o nome na lista de marcadores - lesionou-se e abandonou a quadra muito queixoso, sendo obrigado a ceder o lugar na baliza ao colega Bernardo Paçó.

Com o avançar do cronómetro, e o Sporting CP já com quatro faltas, o SC Ferreira do Zêzere começou a dar mostras de querer discutir o resultado e subiu de produção, ficando perto de reduzir em dois lances consecutivos. Ainda assim, nos momentos que antecederam o intervalo os Leões voltaram a assumir as rédeas do jogo, só que o resultado já não mexeu até ser ouvida a buzina.  

No segundo tempo, os visitantes entraram mais intensos e ameaçaram Bernardo Paçó em duas ocasiões (numa delas pelo jovem de 19 anos emprestado pelo Sporting CP Duarte Correia), deixando um pré-aviso para o empate que chegaria com dois golos de rajada. Aos 25’, Nicolas Tomé assinou o 2-1, e segundos depois Xisto aproveitou uma desconcentração Leonina para restabelecer a igualdade.

A partir daí, viu-se muita crença e vontade dos dois lados, com ambas as equipas a protagonizarem um excelente espectáculo e a procurarem activamente o golo. Embora o Sporting CP tenha tido mais posse de bola e oportunidades, mais uma vez o guarda-redes Nilton foi decisivo com várias intervenções de bom nível, vendo a sua equipa ficar depois condicionada com cinco faltas ainda com quase oito minutos para jogar.

Após muito insistirem, os Leões chegaram mesmo ao 3-2 à passagem dos 33 minutos, com Alex Merlim a apontar um belo golo bem ao seu estilo, rematando de forma certeira depois de flectir para dentro. No entanto, apenas um minuto volvido, Buzuzu voltou a deixar tudo empatado no placard, através de um livre directo que desviou na barreira e traiu Bernardo Paçó.

Apesar do novo revés, o Sporting CP conseguiu responder quase de imediato e voltou a passar para a dianteira com um golo de Wesley (4-3), que apareceu na área a encostar para o fundo das redes um canto de Alex Merlim. Logo de seguida, os Leões atingiram também a quinta falta, o que os obrigava a ter cuidados redobrados nos cerca de dois minutos que restavam.

Na recta final, o SC Ferreira do Zêzere apostou tudo no 5x4 para levar algo do Pavilhão João Rocha e causou alguns calafrios a Bernardo Paçó, mas o jovem guarda-redes Leonino revelou-se uma autêntica muralha e segurou os três pontos, numa vitória suada e inteiramente merecida.

Com este resultado, os Leões sobem à liderança isolada da Liga com 25 pontos, ainda que à condição, e passam a somar 51 golos marcados na fase regular. O próximo desafio está marcado para sexta-feira, dia 24, em casa diante do CR Leões de Porto Salvo.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Taynan, Tomás Paçó, Zicky Té e Alex Merlim; Gonçalo Portugal [GR], Renato Almeida, Hugo Neves, Wesley França, João Matos [C], Anton Sokolov, Pany Varela, Tiago Macedo e Bernardo Paçó [GR].