Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Só um grande Sporting CP era capaz de ganhar desta forma"

Por Sporting CP
18 Nov, 2023

Treinador analisou triunfo frente ao SL Benfica em conferência de imprensa

Após a vitória por 29-36 em casa do SL Benfica, Ricardo Costa, treinador dos Leões do andebol, considero que a sua equipa deixou na Luz uma prova "da experiência e da maturidade que vai tendo", apesar da juventude dos jogadores.

"Sabemos lidar com os momentos menos bons no jogo e hoje, na primeira parte, tivemos um momento em que o SL Benfica passou para a frente [aos 11-9] e fomos capazes de não perder a linha do nosso jogo, tanto no ataque como na defesa", começou por dizer em conferência de imprensa, antes de realçar que esta foi "uma vitória do Sporting CP, de todos".

"Dos adeptos que cá estiveram em grande número e de todos os jogadores. Praticamente todos foram utilizados e só um grande Sporting CP é que era capaz de ganhar, diante de um grande SL Benfica, desta forma", enalteceu. 

Depois, o técnico verde e branco não escondeu que esta está a ser uma "semana duríssima" depois das deslocações ao Dragão Arena e ao recinto do Tatabánya KC, mas frisou que a mensagem passada aos seus jogadores era de que a equipa "chegava a este jogo da maneira que queria". "Não ganhámos absolutamente nada, mas obviamente que este era um jogo muito importante para nós e de sobrevivência e, por isso de mais importância ainda, para o SL Benfica. Fomos capazes de lidar com isso e fizemos um grande jogo", destacou, antes de traçar a ambição do grupo Leonino e frisar a capacidade colectiva da sua equipa nesta temporada.

"A nossa prioridade é o campeonato, queremos ser campeões, mas eu não gosto da palavra rotação. Todos são atletas muito importantes e utilizo a rotação para manter a intensidade alta. É uma grande diferença para o ano passado, temos mais atletas, mais qualidade e eu tenho mais responsabilidade, mas eu lido bem com isso e os jogadores deram uma resposta muito importante", considerou, acrescentando: "Na oportunidade de um estar a jogar mal, o outro entra para aproveitar os minutos. É com esse espírito que nós estamos, sabendo que não há nada mais importante do que o Sporting CP e o nosso colectivo".

De seguida, questionado sobre o impacto da vitória na Luz nas contas do campeonato, Ricardo Costa não escondeu que "todos gostariam de estar" no lugar do Sporting CP - em primeiro com 36 pontos, acima dos 30 do FC Porto (menos um jogo disputado) e dos 27 do SL Benfica -, mas alertou que até ao fim da prova "tudo pode acontecer", lembrando também a mudança no formato competitivo.

"Não diria que afastamos [o SL Benfica]. O FC Porto ainda vai jogar aqui, nós ainda temos deslocações difíceis, como com o AA Águas Santas, ainda vamos jogar em casa com o ABC, que empatou aqui e tem rotação de EHF [European League]. É um jogo altamente perigoso", apontou, continuando: "Nada está fechado, mas obviamente que todos gostariam de estar onde nós estamos. Estamos orgulhosos do nosso trabalho e temos de continuar".

"Como treinador tenho a experiência, noutras equipas, de ter ganho todos os jogos da fase regular e acabar por não ser campeão. Essa aprendizagem eu tenho-a, vou passá-la aos meus atletas, cada jogo conta e as contas fazem-se no fim", reforçou, a seguir, o treinador dos Leões.

São já 12 vitórias em outros tantos jogos no Campeonato Nacional e, por fim, Ricardo Costa destacou que mais do que euforia pelos resultados, a equipa respira, sobretudo, "ambição".

"A ambição destes atletas é muito grande. É o nosso terceiro ano, estivemos sempre à porta, mas isso não significa nada. Temos de aprender com o que nos tem vindo a acontecer, tanto na Europa como nos dois últimos campeonatos, e temos de ter a ambição necessária para ser campeões", sentenciou.