Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nuno Dias: "Vai ser uma final four equilibrada e difícil"

Por Sporting CP
29 Abr, 2025

Sporting CP na 12.ª fase final da UEFA Futsal Champions League

É já nesta sexta-feira que arranca, em França, a final four da UEFA Futsal Champions League com a equipa principal masculina do Sporting Clube de Portugal a defrontar o Illes Blaears Palma nas meias-finais.

Frente-a-frente, dois emblemas bicampeões da prova numa final antecipada, como a que teve lugar em 2023. Nesse jogo, a equipa espanhola, que jogou em casa, levou a melhor, mas essa partida, ainda que permaneça na memória Leonina, faz parte do passado.

“Eu só quero ganhar, mas ainda me lembro que essa final nos foi tirada a quatro minutos do fim. O Sporting CP passou para a frente (1-2) e, devido a um erro do árbitro, o jogo acabou por ir a prolongamento, após 1-1, e ir a penáltis, onde perdemos. Não nos vamos querer vingar desse jogo, mas não nos esquecemos que isso nos adiou a conquista da terceira Champions League. Isso vai estar sempre na nossa memória pela forma como aconteceu, mas na sexta-feira o pensamento é apenas ganhar independentemente disso ter acontecido”, disse Nuno Dias no último treino de preparação em solo português, que contou com a presença de vários órgãos de comunicação social.

A prova vai disputar-se em Le Mans, para onde os Leões partem nesta terça-feira à tarde cientes do que têm de fazer para chegar à final e depois tentar vencer o troféu pela terceira vez na história (2018/2019 e 2020/2021), mas, para já, o foco está apenas no encontro das meias-finais.

“É preciso muitas coisas, primeiro prepararmo-nos bem, conhecermos as características do adversário, aquilo que ele faz de bem – que são muitas coisas – e aquilo que nós podemos aproveitar e responder com esse trabalho. Ainda assim, por mais que os conheçamos e façamos as coisas bem feitas, a qualidade individual tem de aparecer porque sem essa inspiração individual será impossível fazer a diferença”, referiu o técnico verde e branco antes da partida para a 10.ª final four da conta pessoal como líder da equipa do Sporting CP.

“O Palma é uma equipa que tem três jogadores para cada posição e todos com muita qualidade, tem jogadores fantásticos, faz um jogo de pivot com muita qualidade, tem agressividade, roubo e transição extraordinários e, neste momento, é uma equipa muito confiante e que não faz nada de negativo para nós aproveitarmos. Por isso, como disse, temos de nos preparar muito bem, ter muita confiança, interpretar muito bem o jogo e tentar surpreende-los com alguma situação estratégica”, disse o treinador verde e branco.

Sabendo da dificuldade que espera o Sporting CP, Nuno Dias admitiu que o Sporting CP quer conquistar de novo o troféu, mas tem de ir jogo a jogo. “Estamos a preparar-nos ao máximo para conseguirmos o terceiro troféu, mas, antes de pensarmos nisso, só pensamos no Palma que é o campeão em título”, justificou.

Nesse sentido, o treinador Leonino disse não perceber porque atribuem favoritismo ao Sporting CP, recordando que em prova estará, além do actual bicampeão em título, o poderoso e titulado Kairat Almaty e o estreante Cartagena Costa Cálida, que tem surpreendido em Espanha e que é o actual campeão espanhol.

“Já jogámos frente ao Palma e ao Kairat Almaty esta época e perdemos, não entendo onde vão buscar a ideia de o Sporting CP ser favorito. O Sporting CP tem a chance, tal como os outros também têm, numa final four que vai ser equilibrada e difícil”, disse, respondendo ainda à pergunta sobre se o Sporting CP tem o caminho facilitado por não estarem em prova o SL Benfica e o FC Barcelona: “Se esses dois clubes não estão presentes é porque não tiveram qualidade para ali estar, nem sequer participaram na Champions deste ano. Acho que estão as equipas que merecem lá estar, que fizeram tudo no ano passado para participarem nesta Champions League e que chegaram lá com todo o mérito depois de passarem a Ronda de Elite”.

“Vamos encontrar equipas muito boas. Ainda este fim-de-semana o Palma ganhou ao FC Barcelona e passou para o primeiro lugar e é líder isolado na liga espanhola, além de ser bicampeão europeu. Apesar de o SL Benfica e o FC Barcelona serem dois clubes históricos e com muitos anos de participação nesta competição, considero que se foram estas as equipas que lá chegaram é porque, neste momento, são as melhores ”, sustentou, mostrando-se satisfeito pela 12.ª particpação verde e branca e pela oportunidade de chegar ao terceiro troféu: “Seria fantástico e algo extraordinário”.