Juniores 'leoninos' falham título regional em casa
31 Jan, 2016
Sporting CP perdeu por 6-0 e terminou segunda fase da Série F na segunda posição, seguindo para o nacional
A equipa de juniores de hóquei em patins do Sporting CP perdeu hoje por 6-0 na recepção ao Benfica e terminou a Série F da segunda fase do Campeonato Regional Sub-20 na segunda posição, com 19 pontos, menos três do que o rival ‘encarnado’, que conquistou o título regional.
A partida começou movimentada, com o guardião ‘leonino’ a ter de se aplicar para impedir que a formação visitante inaugurasse o marcador, primeiro por Tiago Godinho, com um bom remate cruzado, e depois pelo capitão ‘encarnado’ Gonçalo Pinto, que testou os reflexos de Miguel Fernandes. O Sporting CP reagiu à boa entrada adversária e, numa fase em que tentava estender o seu jogo para zonas mais adiantadas do terreno, o conjunto de Alvalade foi surpreendido por um remate cruzado certeiro de João Sardo que só parou no fundo das redes ‘verde e brancas’ e deixou o Benfica em vantagem.
A resposta dos comandados de João Baltazar não se fez tardar, mas a velocidade de reacção não se fez acompanhar pela eficácia, que faltou na hora de Rafael Lourenço rematar muito perto do poste direito da baliza de António Silva. Pouco depois, foi Tomás Moreira a obrigar o guardião ‘encarnado’ a uma boa defesa à queima-roupa para evitar o empate.
O jogo estava partido, com oportunidades de parte a parte e tão próximo estava o Benfica de dilatar a vantagem como o Sporting CP de igualar as contas do marcador. Gonçalo Pinto, capitão dos visitantes, ameaçou com um forte remate ao poste, antes de aparecer ao segundo poste para, por entre as pernas, concluir uma manobra ofensiva ‘encarnada’ e fazer o 2-0, com pouco menos de metade do primeiro tempo por disputar.
A joga em casa e a precisar de vencer para se sagrarem campeões regionais, os ‘leões’ não se deixaram ir abaixo e foram atrás do prejuízo, mas até ao intervalo nada mudou e, no descanso, o marcador registava uma vantagem de dois golos para os visitantes.
O segundo tempo começou como acabou o primeiro e Rafael Lourenço voltou a estar muito perto de marcar, na recarga a um remate de José Costa. A bola não entrou à primeira, à segunda ou à terceira tentativas, graças ao guardião António Silva, que fechou a baliza e defendeu todos os remates do ‘leão’. O Sporting CP insistia e, já depois de Tiago Godinho testar a atenção Miguel Fernandes, José Costa voltou a estar perto de reduzir a desvantagem, mas o guardião ‘encarnado’ voltou a mostrar bons reflexos e a manter a sua baliza inviolada. Algo que voltou a acontecer, pouco depois, mas desta feita por excesso de pontaria de Manuel Coimbra, que acertou na trave da baliza ‘encarnada’.
De uma transição rápida do Benfica surgiu a grande penalidade cometida por João Campelo, que originou o terceiro golo dos visitantes, apontado por Gonçalo Nunes, na conversão do castigo máximo. O título estava cada vez mais longe, mas a formação ‘verde e branca’ não baixava os braços, com José Costa a dar voz ao inconformismo ‘leonino’, mas a fazer a bola passar ao lado do alvo. Sempre que o Sporting CP estava perto do golo, sofria um revés: desta feita, João Campelo viu cartão azul na sequência de protestos e, segundos depois, os visitantes aproveitaram a vantagem numérica para fazerem o 4-0, por intermédio de João Sardo, num remate de longe.
Os ‘leões’ voltaram a pressionar e os papéis inverteram-se, com o Benfica a ficar com menos um elemento em campo, por exclusão do marcador do quarto golo. Com mais um em campo, nem assim o Sporting CP conseguiu acertar com o caminho para o fundo das redes, já que Manuel Coimbra, na conversão do livre directo, acertou no poste direito da baliza de António Silva. Minutos depois, o filme repetiu-se, com Manuel Coimbra a desperdiçar novo livre directo, desta feita para intervenção segura do guardião ‘encarnado’. A pressão ‘verde e branca’ era uma constante e o golo parecia cada vez mais perto, no entanto a felicidade não queria nada com a formação comandada por João Baltazar: na sequência de uma grande penalidade cometida por António Silva sobre Tomás Moreira, Miguel Catarino permitiu a defesa do guarda-redes adversário, continuando o marcador a zeros para os ‘leões’.
Um minuto volvido e novo livre directo para o Sporting CP, com João Campelo a também não conseguir converter, para gáudio de António Silva, que negava toda e qualquer tentativa ‘leonina’. Quem não marca sofre e, na resposta, os ‘encarnados’ foram letais, chegando ao quinto golo por intermédio de Gonçalo Conceição, assistido por Pedro Batista. A eficácia ditou mesmo o destino do jogo, já que, por cada bola falhada pelo Sporting CP, outra entrava do lado oposto: Rafael Lourenço falhou o alvo e, no contra-ataque, Gonçalo Conceição chegou ao ‘bis’, assinando o 6-0 para o Benfica, resultado com que se chegou até ao final da partida.
Com esta derrota, o Sporting CP acabou a Série F da segunda fase do Campeonato Regional Sub-20 na segunda posição, com 19 pontos, e segue para a a fase nacional da prova. De referir que esta foi a única derrota dos juniores ‘verde e brancos’ nesta segunda fase, depois de terem somado os seguintes resultados: Parede (casa), 7-0; Santa Cita (fora), 8-3; Oeiras (casa), 5-4; Benfica (fora), 4-4; Parede (fora), 6-2; Santa Cita (casa), 6-2; Oeiras (fora), 6-3.