Foto João Pedro Morais
Leões infelizes no dérbi
Por Sporting CP
09 Dez, 2021
09 Dez, 2021
Desaire em casa do SL Benfica por 4-3
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica por 4-3, esta quinta-feira, no fecho da 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
A partida arrancou a um ritmo bastante baixo, com ambas as equipas a arriscarem pouco e a estudarem-se nos momentos iniciais, mas foi ganhando maior intensidade com o avançar do cronómetro. Ainda assim, e apesar de ambas as formações terem ensaiado vários remates de longa distância, as ocasiões flagrantes teimaram em não aparecer, num início sem balizas.
Com quase 15 minutos, os Leões beneficiaram de uma das melhores situações na primeira parte através de Matías Platero, que apareceu em posição frontal, mas o disparo esbarrou no guarda-redes Pedro Henriques. Na outra baliza, Ângelo Girão também foi chamado a intervir algumas vezes, mas revelou sempre estar à altura com boas paradas.
A cerca de quatro minutos do período de descanso, o juiz da partida excluiu Gonzalo Romero por alegada falta sobre Carlos Nicolía e, na conversão do livre directo, Lucas Ordoñez atirou para enorme defesa de Ângelo Girão, que voltou a dizer presente. Em inferioridade numérica, a turma de Alvalade ainda aguentou o cerco encarnado, mas Gonçalo Pinto acabou mesmo por fazer o 1-0. Pouco depois, na sequência de uma transição rápida, Lucas Ordoñez assinou o 2-0.
A segunda parte trouxe mais emoção à partida e também o primeiro golo verde e branco. Logo aos três minutos, Gonzalo Romero atirou de longe e serviu João Souto, que encostou à boca da baliza para o 2-1. Depois seguiu-se uma decisão polémica dos árbitros, que assinalaram a décima falta Leonina após João Souto ser agredido, da qual saiu o 3-1 para as águias, desta feita num livre directo de Carlos Nicolía.
Apesar do golo sofrido, o Sporting CP não se vergou e continuou a pressionar em busca de reduzir, numa altura em que o jogo estava cada vez mais partido. João Souto foi o primeiro a tentar, num remate à queima-roupa travado pelo guardião da casa, e, pouco depois, Ferran Font acertou com estrondo no ferro, mas seria Gonzalo Romero, com um remate do meio da rua, a colocar novamente a turma de Paulo Freitas à distância de um golo aos 13 minutos.
À entrada para a recta final, tudo estava ainda por decidir e a situação podia ter-se complicado quando Ferran Font foi excluído, mas Ângelo Girão voltou a destacar-se ao travar o livre directo de Carlos Nicolía e, logo a seguir, o penálti batido por Diogo Rafael, segurando a margem mínima. Com menos de três minutos para jogar, o SL Benfica atingiu a décima falta e colocou Gonzalo Romero frente-a-frente com Pedro Henriques, com o argentino a fazer o 3-3.
Nos últimos instantes, quando o Sporting CP tentava chegar pela primeira vez à dianteira, e parecia estar mais perto de consegui-lo que o adversário, Ordoñez fez o 4-3. Apesar do pouco tempo que restava, os Leões ainda ficaram muito perto de voltar a igualar o placard. Primeiro, Toni Pérez criou perigo com um remate forte, e depois Ferran Font teve tudo para marcar através de um livre directo originado pela exclusão de Diogo Rafael, mas não concretizou.
O Sporting CP mantém-se assim na segunda posição da tabela classificativa com 28 pontos. Os Leões voltam a entrar em acção já no domingo, dia 12 de Dezembro, deslocando-se a São Pedro do Sul, casa do Termas OC, para disputar os 32 avos-de-final da Taça de Portugal.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], João Souto, Matías Platero, Gonzalo Romero e Alessandro Verona; Zé Diogo [GR], Ferran Font, Gonçalo Nunes, Toni Pérez e Henrique Magalhães.