Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Passaporte carimbado para os oitavos-de-final

Por Sporting CP
14 Jan, 2023

​Sporting CP goleia Candelária SC e segue em frente na Taça de Portugal (1-8)

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal foi até à Ilha do Pico, nos Açores, carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, este sábado, ao vencer o Candelária SC por uns expressivos 1-8 em jogo referente aos 16 avos-de-final.

Após dois empates no Campeonato Nacional, os Leões entraram na pista apostados em regressar aos triunfos. Apesar de os açorianos até terem tido mais posse nos minutos iniciais, foi a turma de Alejandro Domínguez que abriu a contagem, à passagem dos nove minutos, com Henrique Magalhães a aproveitar uma perda de bola do Candelária SC junto à sua área para fazer o 0-1.

Já com 16 minutos de jogo decorridos, e segundos depois de ter desperdiçado um livre directo, João Souto surgiu à boca da baliza a encostar para o 0-2 na sequência de uma excelente jogada de entendimento, servido de bandeja por Gonzalo Romero. Isto, numa altura em que os actuais segundos classificados da zona sul da segunda divisão jogavam com menos uma unidade.

Nos últimos dez minutos da primeira parte, o Sporting CP manteve o domínio e, a 44 segundos do intervalo, Gonzalo Romero ampliou a vantagem para 0-3 com uma autêntica bomba do meio da rua. Ainda assim, logo depois, um cartão azul mostrado a Toni Pérez permitiu aos homens da casa fixarem o 1-3 ao intervalo através de um livre directo de Damián Catalini.

No regresso dos balneários, o 1-4 chegou novamente por Gonzalo Romero, que ‘bisou’ aos quatro minutos com mais um remate de longa distância. Logo a seguir, o mesmo Romero ainda podia ter dilatado a diferença na marcação de uma grande penalidade, mas o guarda-redes Miguel Rocha brilhou, tal como já tinha feito na primeira metade, impedindo assim novo golo.

O Sporting CP dava sinal mais e foi sem grandes surpresas que voltou a facturar pouco depois, desta feita em dose dupla. Primeiro, na sequência de uma triangulação com Henrique Magalhães, João Souto apareceu na área a ‘bisar’ para o 1-5 e, em seguida, foi João Almeida a surpreender o guarda-redes contrário com um remate muito forte, dilatando assim para 1-6.

Na recta final, o encontro atravessou uma fase de parada e resposta. Apesar de o Candelária SC também ter criado perigo, foram os Leões a marcar mais duas vezes. Ferran Font colocou o nome na lista de marcadores com sete minutos para jogar, na sequência de um contra-ataque rápido, e a 12 segundos do término João Souto assistiu Toni Pérez ao segundo poste para o 1-8.

Os Leões voltam a jogar na próxima quarta-feira, dia 18 de Janeiro, em casa do Parede FC.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Alessandro Verona, Matías Platero, Toni Pérez e Henrique Magalhães; Zé Diogo [GR], João Almeida, Ferran Font, João Souto e Gonzalo Romero.