Falta de eficácia na hora de finalizar penalizou Leões
05 maio, 2023
Desaire com a AD Valongo nos quartos-de-final da WSE Champions League (2-3)
A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu com a AD Valongo por 2-3, esta sexta-feira, nos quartos-de-final da WSE Champions League. Num duelo em que foram melhores e criaram mais oportunidades de golo, os Leões pecaram apenas pela falta de eficácia, tendo desperdiçado um livre directo e um penálti e acertado várias vezes nos ferros.
Sem poder contar com o lesionado Alessandro Verona, o técnico Alejandro Domínguez apostou em Ângelo Girão, Gonzalo Romero, Ferran Font, Matías Platero e Toni Pérez no cinco inicial e viu a sua equipa entrar por cima na pista do Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
Já depois de Matías Platero ter tirado as medidas à baliza adversária, através de um remate muito potente, os Leões beneficiaram de um penálti aos seis minutos. No entanto, Gonzalo Romero acabou por ver o guardião Xano Edo impedir o inaugurar do marcador com duas grandes defesas.
Apesar da superioridade Leonina, que foi esbarrando no guarda-redes adversário, a AD Valongo também deu boa réplica e mostrou solidez defensiva, sendo que nas poucas vezes em que chegou perto da área de Ângelo Girão, o Leão disse sempre presente e impediu males maiores.
Em busca do primeiro golo da noite, o Sporting CP insistia no ataque e ficou muito perto de conseguir o 1-0 já quase em cima do intervalo, quando Toni Pérez acertou com estrondo no ferro, mas nada surtiu efeito e as duas equipas desceram aos balneários com o nulo ainda no marcador.
Tal como a primeira, também a segunda metade começou com os Leões a falharem um lance de bola parada, desta vez um livre directo de Ferran Font que foi travado por Xano Edo. Segundos depois, na resposta, Rafael Bessa rematou rasteiro e abriu as contas para a AD Valongo (0-1).
Ainda assim, a desvantagem não durou muito, visto que aos nove minutos o Sporting CP assinou o 1-1. Gonzalo Romero recuperou uma bola junto ao meio-campo, tabelou com João Souto e apareceu à boca da baliza a desviar certeiro, restabelecendo a igualdade com muito para jogar.
Já aos 16 minutos, a AD Valongo voltou a adiantar-se com Facundo Navarro a converter um livre directo, o que obrigou a turma de Alvalade a intensificar os ataques. Apesar das várias ocasiões criadas, não estava fácil visto que os remates ou falhavam o alvo ou esbarravam em Xano Edo.
O Sporting CP pressionava na pista inteira e ficou à beira do empate em duas situações consecutivas que esbarraram no ferro, primeiro por Gonzalo Romero e depois Ferran Font, só que em seguida chegou a décima falta e Facundo Navarro, de livre directo, aumentou para 1-3.
Já a menos de 5 minutos do fim, Gonzalo Romero bisou e encurtou para 2-3, também de livre directo, sendo que até ao fim o Sporting CP sufocou o adversário em busca do empate. Alejandro Domínguez apostou mesmo no 5x4 e os Leões tentaram de todas as formas e feitios, mas mais uma vez Xano Edo mostrou-se intransponível e nada surtiu efeito até ser ouvida a última buzina.
O Sporting CP volta a entrar em acção na quarta-feira, 10 de Maio, no Pavilhão João Rocha, diante do SC Tomar, na primeira partida dos quartos-de-final dos play-offs do Campeonato Nacional.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Gonzalo Romero, Ferran Font, Matías Platero e Toni Pérez; Zé Diogo [GR], João Souto, Henrique Magalhães, João Almeida e Filipe Martins.