Leões nas 'meias' do Campeonato Nacional
14 maio, 2023
Sporting CP deixou o SC Tomar pelo caminho após dois jogos
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal garantiu, neste domingo, a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional, depois de vencer o SC Tomar por 4-8 no segundo jogo do play off dos quartos-de-final.
A turma Leonina já tinha vencido a formação de Tomar na quinta-feira no Pavilhão João Rocha e, por isso, garantiu em apenas dois jogos a próxima fase da prova, que já sabe que vai disputar frente ao OC Barcelos numa eliminatória decidida à melhor de cinco.
O Sporting CP entrou na cidade dos Templários a precisar de somar mais uma vitória, enquanto à equipa da casa só vencer interessava para sonhar com o terceiro jogo da eliminatória e, a verdade é que, o SC Tomar ainda acreditou.
A jogar em casa e com o seu público, o SC Tomar entrou bem na partida, abriu o marcador logo no terceiro minuto e aos 20 já vencia por 4-0, ao beneficiar da defesa mais recuada do Sporting CP, mas os Leões voltaram à identidade habitual, não se intimidiram e conseguiram reduzir para apenas um golo ainda antes do intervalo.
Cinco minutos finais de ‘loucos’ em Tomar com João Souto a bisar e João Almeida também a marcar, numa recuperação (4-3) que deu confiança aos comandados de Alejandro Domínguez e abalou o SC Tomar.
Dispostos a dar depois a volta ao marcador, os Leões entraram bem na segunda metade e chegaram aos empate aos 33 minutos por Ferran Font, já depois de ambas as equipas terem ficado a jogar com três durante dois minutos por cartões azuis a Alessandro Verona e Tato Ferruccio.
Com o 4-4 no marcador, o Sporting CP foi continuando a mandar no jogo e, por isso, chegou rápido ao 4-5. Foi aos 35 minutos que Toni Pérez fez o quinto golo Leonino e, três minutos depois, fez o sexto.
Assim, os Leões entraram nos últimos 15 minutos do encontro na frente do placard e com o conforto de dois golos, perante um SC Tomar que ia tentando responder à superioridade e aos golos Leoninos, mas Zé Diogo Macedo foi sabendo negar as investidas da equipa da casa.
João Souto teve depois a possibilidade de fazer o sétimo tento verde e branco, o terceiro da conta pessoal, mas no frente-a-frente com António Marante, na conversão de um livre directo, permitiu a defesa do guardião do SC Tomar.
O mesmo não aconteceu a seguir a Gonzalo Romero que, com um disparo fortíssimo, aproveitou da melhor maneira o livre directo ganho com a décima falta da formação da casa e confirmou aí o triunfo verde e branco. Isto porque faltavam menos de dois minutos para jogar e, pelo que se ia vendo, dificilmente o SC Tomar iria recuperar.
Ainda assim, ainda houve tempo para mais um golo do Sporting CP, desta vez de Alessandro Verona que, ele sim, sentenciou o marcador e fechou a goleada imposta ao SC Tomar num jogo que não começou da melhor maneira, mas que terminou tal e qual como os Leões desejavam.