Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Miguel Afonso: "Vale mesmo tudo para ganhar"

Por Sporting CP
14 Jun, 2023

Membro do Conselho Directivo abordou incidências nos últimos jogos na Luz

Após o terceiro jogo da final dos play-offs do Campeonato Nacional de hóquei em patins, em que o Sporting CP caiu frente ao SL Benfica (4-2), Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, compareceu em conferência de imprensa para mostrar o seu desagrado pela forma como decorreu e como foi decidido não só este jogo, mas também os mais recentes realizados no Pavilhão da Luz nas mais variadas modalidades.

"Boa noite, se é que se pode dizer isso depois do que assistimos, aqui, hoje. Dizer-vos que agora que o circo terminou, mais um jogo, mais um circo de hipocrisia e ainda temos mais esta parte da conferência de imprensa, onde se vai falar do jogo, daquilo que se passou lá dentro, mas não se vai falar daquilo que decidiu este jogo. Tem sido um verdadeiro nojo, nos últimos dias, os jogos que temos vindo a fazer neste campo perante um adversário que acha que vale tudo para ganhar ", começou por dizer, continuando.

"Acham que vale mesmo tudo para ganhar e o mais triste não é isso, é perceber que têm razão. Vale mesmo tudo para ganhar. Tem valido mesmo tudo para ganhar. Nos últimos dias, viemos fazer aqui cinco jogos, dois de hóquei, dois de basquetebol e um de futsal. Ganhámos um, foi um milagre", sublinhou Miguel Afonso, antes de se debruçar sobre a partida de hóquei em patins.

"Este que terminou agora não foi decidido ali dentro, foi decidido no intervalo do jogo, na vergonha que foi! Atenção, não vou dizer nada dos árbitros. Os árbitros são seres humanos e o que eles passaram, até chegarem ao balneário, de pressão e mau trato por responsáveis do adversário... É uma coisa inacreditável nos tempos modernos e naquilo que nós queremos que seja um desporto são. De facto, era quase humanamente impossível estes dois homens não estarem completamente condicionados para o jogo", considerou, reforçando: "O jogo tem 25 minutos em cada parte e foi resolvido nos dez do intervalo. Se o adversário quiser ou tiver as imagens do acesso dos árbitros ao balneário, que as mostre para me tirarem a razão naquilo que eu estou a dizer".

De seguida, o membro do Conselho Directivo lembrou também outros casos ocorridos recentemente, tanto no hóquei em patins como no futsal e no basquetebol, todos em casa do SL Benfica, em finais dos respectivos campeonatos.

"No fim-de-semana já tinha vindo cá o hóquei e acho que foi um jogo que fica para a História da modalidade: uma equipa conseguiu estar mais de 30 minutos para ser assinalada só uma falta. Seguramente um recorde, mas podemos continuar, vamos ao jogo de ontem [de futsal]. Provavelmente, se o jogo ainda tivesse continuado para hoje, ainda estávamos à espera de que os árbitros marcassem uma sexta falta contra o adversário e assinalassem uma das muitas agressões que o nosso jogador Zicky sofreu", atentou, recordando ainda o jogo 1 do basquetebol, no qual "a um segundo do fim, passaram a vitória de umas mãos para as outras da forma que foi". 

"Tem sido, de facto, miserável”, realçou Miguel Afonso, deixando ainda uma mensagem aos Sportinguistas. “No meio de todo este lodo, temos mesmo de sentir um orgulho enorme por ser deste clube. Jamais entramos neste tipo de situações que aconteceram hoje e nos outros jogos", enalteceu, antes de deixar outro reparo: "Tenho de dar aos parabéns ao adversário numa coisa. Não podia haver, de facto, melhor clube e massa associativa para, regularmente, cantarem 'ou ganha o SL Benfica ou não ganha ninguém'. Eles sabem bem o que estão a dizer".

Por fim, Miguel Afonso dirigiu-se para o treinador Alejandro Domínguez, sentado ao seu lado, para lhe deixar algumas palavras de apoio.

"Estou ao lado de um homem que me emociona, porque tem feito um trabalho incrível: seriedade, honestidade, competência, compromisso. Tenho de te dizer que tenho um orgulho incrível pelo que tens feito por nós e pela forma como estás no Sporting CP. Pedir-te desculpa pelas coisas que tens de passar por hoje estares neste clube, mas dizendo-te que estamos sempre do teu lado, porque aquilo que tens vivenciado aqui dá-nos ainda mais força para continuarmos juntos. És muito grande", concluiu.