Leões perdem e despedem-se de 2022/2023
18 Jun, 2023
Último dérbi sorriu aos visitantes
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste domingo, diante do SL Benfica por 1-3 no quarto e último do jogo da final do Campeonato Nacional disputado no Pavilhão João Rocha.
Aos Leões só o triunfo interessava para forçar a negra, que seria jogada na próxima quarta-feira na Luz, e a entrada em campo não poderia ter sido melhor.
Os comandados de Alejandro Domínguez entraram bem, criaram uma série de oportunidades e, aos cinco minutos, já depois de uma bola no ferro, abriram o marcador com um golo de Gonzalo Romero.
Sporting CP em vantagem e a fazer por merecer, continuando à procura de marcar mais um golo, mas foi o SL Benfica que, aos 10 minutos, empatou a partida com um golo de Gonçalo Pinto.
O empate não intimidou os Leões, que iam dominando o jogo, enquanto o SL Benfica esperava pelo erro verde e branco, e por isso continuaram a suceder-se oportunidades para o 2-1 primeiro por Ferran Font, numa boa jogada individual, com Pedro Henriques a levar a melhor e depois por Gonzalo Romero, que viu a bola esbarrar na trave.
Pouco depois, os dois Leões voltaram a criar mais uma oportunidade, com o espanhol a ter a tarefa de rematar, mas o 2-1 não chegou, conseguindo ser o SL Benfica a virar o resultado, aos 22 minutos, e foi com o 1-2 no marcador que o intervalo chegou.
Assim, ao Sporting CP cabia dar a volta na segunda metade e os Leões entraram, naturalmente, em campo com essa vontade, mas não conseguiram empatar.
Gonzalo Romero teve a oportunidade de o fazer, na marcação de um livre directo, mas falhou a conversão e na jogada imediatamente seguinte foi a equipa visitante que voltou a marcar. 1-3 no marcador, sem grande justiça.
O SL Benfica, ao beneficiar da décima falta Leonina, teve logo depois a oportunidade de se distanciar ainda mais, mas Ângelo Girão impediu que isso acontecesse.
Menos de 14 minutos para jogar e a formação visitante a ganhar, logo depois, uma grande penalidade com a bola a passar ao lado da baliza na conversão e o árbitro a mandar repetir. Repetição do lance e Ângelo Girão, novamente, a defender e a manter o 1-3.
Dérbi intenso e a originar, aos 35 minutos, o primeiro (e único) cartão azul, mostrado a Edu Lamas, com o Sporting CP a ganhar mais um livre directo com essa falta, mas Gonzalo Romero voltou a ver Pedro Henriques defender.
Sem conseguir marcar de bola parada nem corrida, apesar das várias tentativas, os Leões acabaram por perder e fazer o derradeiro encontro da temporada 2022/2023, tendo contado com apoio incansável dos Sportinguistas do início ao fim.