Primeiro treino do hóquei em patins no Pavilhão João Rocha
14 Ago, 2023
Boas sensações no seio do plantel tendo em vista a nova temporada
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal realizou esta segunda-feira o primeiro treino da época 2023/2024 no Pavilhão João Rocha, depois de no final da semana passada já ter cumprido os habituais testes físicos e exames médicos no Estádio José Alvalade.
O treinador Alejandro Domínguez, que vai para a segunda época consecutiva à frente da equipa, conta com duas caras novas no plantel, Rafael Bessa e Facundo Bridge, ambos ex-jogadores da AD Valongo, tendo perdido apenas João Almeida, pelo que a maior parte transita de 2022/2023.
Quanto ao corpo técnico, também sofreu alterações. David Pereira, que era analista, mudou de cargo e é agora adjunto, enquanto Hugo Gonçalves é o novo preparador físico e João Babarra assumiu a função de analista.
No final da sessão no Pavilhão João Rocha, que não foi a primeira da época pois os Leões já estagiaram no Luso durante o fim-de-semana, Alejandro Domínguez mostrou-se satisfeito com o regresso ao trabalho, revelando que todos estavam muito ansiosos por voltar a entrar na pista.
“Estivemos no Luso a fazer um estágio de três dias e foi muito duro. Ainda assim, as sensações são muito boas porque ter novos jogadores na equipa revitaliza todos. Além disso, estamos perante uma época muito importante porque no ano passado ficámos à porta de conquistar êxitos e todos estão com muita vontade de consegui-los”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do Clube, frisando a importância da chegada de Rafael Bessa e Facundo Bridge.
“Tive a oportunidade de falar com eles no estágio e estão muito contentes. Este grupo é especial a nível de convivência e união, o que é muito bom. Receberam-nos de braços abertos e são dois jogadores que vão trazer-nos muito, pois apesar de serem muito jovens têm muita experiência e qualidade a acrescentar-nos”, garantiu, revelando que, nesta pré-época, estão integrados no grupo dois jovens da formação: o guarda-redes Duarte Pinto e o universal Guilherme Caetano.
Relativamente às ambições para a nova temporada, são as mesmas de sempre: “estar nas decisões”.
“Na primeira reunião pedi aos jogadores continuidade pois esta é a nossa segunda época. Todo o trabalho que fizemos tem de ter continuidade, além de evolução. Quanto aos resultados, vamos tentar melhorá-los, mas evoluir é algo que tem de acontecer. Se assim for, estaremos mais perto de conseguir o que queremos”, considerou o técnico, que já olha para as partidas oficiais.
“Neste momento, e sem contar com os jogos particulares, tenho na cabeça o primeiro compromisso da equipa: a Elite Cup. É um torneio muito importante porque o nível é muito elevado, mas por agora a única coisa que me preocupa são os treinos duplos em cada dia e evoluir a equipa para chegarmos a Setembro preparados para começar a competir”, assegurou.
Já Ângelo Girão, experiente guarda-redes e capitão verde e branco, revelou que este regresso era muito aguardado por todos. “Tínhamos saudades de estar em campo a jogar, a treinar e de estarmos todos juntos. As sensações são muito boas”, referiu o internacional português, destacando a forma como Facundo Bridge e Rafael Bessa foram acolhidos por todo o grupo.
“Ver que vêm dois jovens da AD Valongo é muito importante porque sinto um pouco como se fosse eu a chegar. Eles foram muito bem recebidos, têm tudo para se encaixar no grupo. Temos algumas praxes para fazer e contas para acertar, mas já sabem o que têm pela frente”, atirou o guardião, em tom de brincadeira, acrescentando: “O que posso transmitir-lhes é que entramos em todos os jogos para ganhar e que aproveitem ao máximo o seu tempo com esta camisola”.
O guardião de 33 anos mostrou-se depois entusiasmado para enfrentar a décima temporada de Leão ao peito. “É uma honra carregar este símbolo há dez anos, traz-me responsabilidade por tudo o que já conseguimos. A expectativa em relação à equipa de hóquei em patins é sempre muito elevada em termos de títulos. Exigência acima de tudo, porque o grupo assim o exige”.
Em relação aos objectivos para a nova época, estão alinhados com os já referidos por Alejandro Domínguez. “A equipa propõem-se a estar nas decisões e a ganhar tudo, apesar de sabermos das dificuldades em todas as provas. Conhecemos o potencial dos rivais e o que têm vindo a fazer, mas temos de focar-nos em nós e ser uma família, algo que sempre foi uma força nossa”.
Em jeito de conclusão, Ângelo Girão deu o mote para esta fase da época. “Neste momento cada jogador deve pensar em regressar à sua melhor forma e dar o seu contributo. Temos de pensar em ser a nossa melhor versão para daqui a um mês podermos ganhar um troféu que nos escapa há alguns anos. A responsabilidade é estarmos no nosso melhor para alcançarmos títulos”.
Por fim, Facundo Bridge, avançado de 24 anos que é uma das contratações para 2023/2024, disse ser uma “sensação incrível” ter começado a trabalhar naquela que é a sua nova casa.
“Quando estava de férias só pensava em começar pois é tudo novo, estar num clube como o Sporting CP é um passo muito importante na minha carreira. Estou a tentar aproveitar e habituar-me o mais rápido possível à equipa, que felizmente me recebeu muito bem”, assegurou o argentino, para quem a integração não deverá ser difícil, pois já conhecia alguns dos colegas.
“Já conhecia o Rafael Bessa da AD Valongo e o Matías Platero e o Gonzalo Romero da selecção. Por isso, a adaptação vai ser um pouco mais fácil. Ainda assim, tanto eu como o Bessa fomos muito bem recebido por todos. Vamos tentar adaptar-nos o mais rápido possível para estarmos ao nível deles”, afirmou, ele que já tem bem definidas as metas para a temporada que aí vem.
“No Sporting CP o objectivo é ganhar todos os jogos e competições em que estamos inseridos. É uma pressão e responsabilidade muito grandes, mas vamos trabalhar para atingir os títulos”, garantiu o atacante, que na última época se destacou com 25 golos em 53 jogos disputados e quer dar continuidade à sua evolução. “Sei que tenho muitas coisas ainda a fazer e tento sempre melhorar. Ainda sou novo e sou muito exigente comigo mesmo, espero continuar a crescer”.
A fechar, Facundo Bridge não escondeu alguma ansiedade positiva pelo início dos jogos oficiais, pois pretende estrear-se frente aos adeptos no Pavilhão João Rocha. “Quando começarem vai ser algo muito bonito. Estar com os Sportinguistas e começar a sentir o Clube vai ser incrível”.