Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Dérbi é verde e branco!

Por Sporting CP
20 Out, 2023

​Leões vencem SL Benfica por 3-2 no Pavilhão João Rocha

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal levou a melhor no dérbi ao vencer o SL Benfica por 3-2, esta sexta-feira, na jornada quatro da fase regular do Campeonato Nacional. Os Leões foram mais eficazes e chegaram a estar a vencer por 3-0, sendo que apesar de o eterno rival ainda ter conseguido reduzir para a margem mínima e ter dado luta até aos instantes finais, os três pontos já não escaparam.

A atravessar um bom momento, a turma de Alejandro Domínguez chegou a este encontro após três vitórias consecutivas e com uma das defesas menos batidas da prova, enquanto do outro lado o SL Benfica apresentou-se na quadra motivado depois de vencer o clássico com o FC Porto (4-1).  

Com Ferran Font de fora das opções, e após uma breve exibição do par juvenil da ginástica acrobática Leonina Beatriz Gomes e Martim Rego, o encontro arrancou em alta rotação como se exige de um dérbi. A primeira grande ocasião de golo, logo aos três minutos, pertenceu ao Sporting CP, com Lucas Ordóñez a ver o cartão azul e a originar um livre directo, mas João Souto não conseguiu concretizar.

Apesar das tentativas perigosas de Alessandro Verona e Nolito Romero, os Leões não conseguiram aproveitar os dois minutos de superioridade numérica, e a partir daí viu-se muito equilíbrio de parte a parte. Mesmo com ambas as equipas a criarem ocasiões, os dois guarda-redes, Ângelo Girão e Pedro Henriques, foram sendo decisivos com várias paradas de elevada exigência .

No entanto, aos quinze minutos, e depois de muita insitência, o Sporting CP chegou finalmente ao 1-0. Na sequência de um contra-ataque rápido, Henrique Magalhães entregou a Rafael Bessa e este, num potente remate cruzado de primeira, não deu qualquer hipótese de defesa, inaugurando o marcador. Ele que, na última jornada, já tinha feito um bis.

Depois de abertas as contas, assistiu-se a uma tentativa de reacção por parte das águias, mas entre os postes da baliza Leonina Ângelo Girão continuava a revelar-se uma autêntica muralha, segurando a vantagem.

E como diz o ditado, quem não marca sofre, sendo que foi isso mesmo que aconteceu já quase em cima do tempo de intervalo, com o Sporting CP a dilatar para 2-0. Nolito Romero embalou vindo de trás e, sem pedir licença, disparou um autêntico míssil que Pedro Henriques ainda tentou travar, mas não conseguiu. Os Leões foram assim mais confortáveis para o descanso.

No reatamento, as duas equipas voltaram a entrar ao ataque, numa disputa de parada e resposta. Na melhor ocasião de golo, o Sporting CP ficou muito perto do terceiro ao acertar na barra, enquanto do outro lado Ângelo Girão continuou a brilhar entre os postes, ele que na sequência de uma intervenção teve mesmo de ser assistido, ficando muito queixoso de um ombro.

Após Facundo Bridge também quase ter marcado ao aparecer na cara do guarda-redes rival, o SL Benfica atingiu a décima falta já com dez minutos da segunda parte. Gonzalo Romero, de livre directo, assinou o bis, confirmando o tão procurado 3-0 e provocando nova euforia entre os Sportinguistas nas bancadas do Pavilhão João Rocha, que viam a sua equipa corresponder na quadra.

Apesar disso, pouco depois os encarnados conseguiram reduzir para 3-1 por Gonçalo Pinto, e podiam ter chegado à desvantagem mínima após a décima falta Leonina, mas Ângelo Girão voltou a ser enorme e defendeu o livre directo batido por Carlos Nicolía. Na resposta, após um cartão azul mostrado a Benedetto, Nolito podia ter chegado ao hat-trick, mas atirou fora do alvo.

Nos últimos minutos, já com o Sporting CP a jogar com as linhas mais recuadas devido à vantagem e ao aproximar da buzina, o SL Benfica teve mais bola como seria de esperar. Depois de acertarem na barra, os encarnados consumaram o 3-2 através de uma grande penalidade concretizada por Ordóñez, isto quando faltavam ainda três minutos para o término.

Muito intensa, a recta final ficou marcada por um livre directo que podia ter dado o 4-2 aos Leões, mas acertou com estrondo na barra, de Rafael Bessa, seguido de muita pressão por parte dos encarnados junto da área de Girão. Ainda assim, o resultado já não mexeu mais e o triunfo verde e branco ficou confirmado.

Com este resultado, o Sporting CP mantém-se 100% vitorioso no Campeonato Nacional e volta a isolar-se na liderança da tabela, ainda que à condição, com 12 pontos, mais cinco do que o SL Benfica. O próximo jogo realiza-se dia 28 de Outubro, em casa do FC Porto.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], João Souto, Alessandro Verona, Gonzalo Romero e Matías Platero: Zé Diogo [GR], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Toni Pérez e Rafael Bessa.