Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mão cheia de golos na despedida de 2023

Por Sporting CP
17 Dez, 2023

​Leões superiorizam-se em casa do Riba D’Ave HC e passam o ano na liderança (1-5)

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal fechou 2023 com um triunfo em casa do Riba D’Ave HC (1-5), este domingo, na 12.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional.

Os Leões chegaram ao intervalo a vencer por 1-3 e, apesar de o adversário ter beneficiado de superioridade numérica nos primeiros quatro minutos da segunda parte, devido à expulsão de João Souto, o Sporting CP resistiu e arrumou depois a questão com mais dois golos até final, assegurando assim a liderança na viragem do ano em igualdade pontual com a UD Oliveirense.

Vinda de cinco triunfos consecutivos, a turma de Alejandro Domínguez apresentou-se nesta partida sem Ferran Font para defrontar um adversário que, mesmo ocupando o penúltimo lugar com sete pontos, já tinha conseguido vencer o SL Benfica (2-1) e é sempre um rival muito intenso e duro de bater a jogar em casa perante os seus adeptos.

O Sporting CP entrou por cima, com mais bola e a criar oportunidades, reclamando o controlo do encontro. João Souto esteve perto de marcar nos momentos iniciais, atirando com estrondo ao poste, antes de Toni Pérez inaugurar o marcador aos dez minutos, ao encostar para o fundo das redes um passe de Gonzalo Romero. Foi o 11.º golo do espanhol esta época no campeonato.

A defender recuado, o Riba D’Ave HC esteve muito tempo confinado ao seu meio-campo e criou perigo penas a espaços, mas Ângelo Girão esteve sempre atento entre os postes. Dito isto, foi com naturalidade que, após já ter desperdiçado um livre directo, João Souto fez o 0-2 aos 20 minutos, mais uma vez a passe de Gonzalo Romero, quando o Sporting CP jogava com mais um.

Até ao intervalo, o jogo ganhou intensidade e emoção. Franco Pósito reduziu para os homens da casa aos 22 minutos (1-2), só que a resposta não se fez esperar. Logo a seguir, João Souto bisou e fez o 1-3, momentos antes de ser expulso com um cartão vermelho, o que deu um livre directo ao Riba D’Ave HC, ocasião essa que Ângelo Girão defendeu a apenas um segundo do descanso.

Na segunda parte, mesmo reduzido a quatro jogadores nos primeiros quatro minutos, os Leões resistiram às investidas do adversário. Na verdade, a melhor oportunidade nos momentos iniciais para o Riba D’Ave HC chegou logo depois disso, ao fim de seis minutos, com Matías Platero a ver o azul por falta na área, mas Anderson Nery falhou o penálti à primeira e à segunda.

Como diz a velha máxima, quem não marca sofre, e foi isso que aconteceu. Aos nove minutos, Gonzalo Romero beneficiou de um livre directo e, apesar de ter falhado à primeira, o árbitro mandou repetir e o argentino não tremeu, apontando o 1-4 com um tiro ao ângulo. Três minutos depois, Rafael Bessa confirmou a mão cheia de golos, dando mais tranquilidade ao Sporting CP.

Na recta final, o conjunto de Alvalade tentou adormecer a partida e convidar o adversário a subir no terreno, para não correr riscos, até porque com cerca de seis minutos para jogar estava já condicionado pelas nove faltas. Até à última buzina, o ritmo baixou consideravelmente e não houve grandes lances dignos de registo, ficando assim confirmada mais uma vitória Leonina.

Os Leões garantem assim a primeira posição da tabela na viragem de 2023 para 2024, voltando a entrar em acção apenas no dia 6 de Janeiro, no Pavilhão João Rocha, frente ao OC Barcelos.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Alessandro Verona, Matías Platero, Gonzalo Romero e João Souto; Zé Diogo [GR], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Toni Pérez e Rafael Bessa.