Leões na final da Taça Federação
22 Abr, 2023
Triunfo frente ao Leixões SC selou ainda o terceiro lugar no campeonato (3-1)
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal está na final da Taça Federação e encerra o campeonato no terceiro lugar, após vencer no segundo jogo da meia-final da Taça Federação, o Leixões SC por 3-1 (27-25, 25-21, 18-25 e 26-19). Nova demonstração de superioridade da equipa Leonina, que no fim de semana anterior, já havia ganho ao Leixões SC por 3-0.
O primeiro set teve emoção até ao final, com a equipa Leonina a viver alguns de altos e baixos. Altos foram os momentos iniciais do primeiro set, com a equipa de João Coelho a chegar a vantagens de 3-0, 6-2 e 7-3 ou 8-5. Bryan Melgarejo apareceu bem no remate e a equipa verde e branca conseguia forçar erros ao conjunto do Leixões SC. No entanto, a formação nortenha conseguiu ir equilibrado aos poucos, até chegar ao empate a 16 pontos.
O Sporting CP retomou as diferenças com José Masso em excelente plano nos ataques de primeira e segunda linha, ajudando a criar uma distância de três pontos no marcador e a apenas um ponto de fechar o parcial, quando o resultado ficou em 24-21. Contudo, o Leixões conseguiu uma improvável recuperação e mesmo a reviravolta, uma vez que esteve a ganhar por 24-25, beneficiando de um set point. Não desistiu o Sporting CP e num safanão final no marcador levou a melhor no set por 27-25. Além disso, nas bancadas, destaque para a presença de Pedro Gonçalves, jogador de futebol da equipa Sportinguista, no apoio ao plantel de voleibol verde e branco.
No segundo parcial, as coisas andaram bem equilibradas nos primeiros 15 pontos jogados (8-7). Depois, a equipa de João Coelho conseguiu fugir no marcador, com Melgarejo e Masso, os dois melhores pontuadores da equipa de Alvalade, a confirmarem as credenciais de jogadores decisivos no remate, juntamente com o contributo de Tom Svans no centro da rede, sempre que solicitado na distribuição, mas também no serviço - acção em que causou estragos com o serviço em suspensão. Aos 18-13, o set parecia bem encaminhado para o Sporting CP, pese a réplica do Leixões SC, assente nos remates poderosos de Dinis Leão.
A formação verde e branca foi gerindo bem as distâncias e com 23-20 deixou tudo ainda mais encaminhado, vencendo de seguida por números finais de 25-21, autoria de Melgarejo. A má notícia neste set foi a lesão de Pedro Cardoso, zona 4 Leonino, que após queixas no joelho esquerdo não mais pôde regressar às quatro linhas e foi substituído por Tiago Pereira.
No terceiro set, a toada de equilíbrio verificou-se etapa inicial, mas uma espécie de ‘apagão’ Leonino, aliado à qualidade do Leixões SC, levou a que a diferenças no marcador se inclinasse para o lado da formação de Matosinhos. O Sporting CP não teve forças para correr atrás e o Leixões SC fechou as contas do parcial em 18-25, adiando a vitória verde e branca, que seria, no entanto, confirmada a seguir por 25-19.
A equipa Leonina entrou em falso e esteve a perder por 1-6 e por 5-8, fruto sobretudo do serviço forte visitante. Corrigido esse problema, os Leões responderam na mesma moeda e passaram a ser os donos do jogo, com Thiago Gelinski em destaque. Um grande bloco de Tiago Pereira - boa entrada do zona 4 - mostrou que o Sporting CP estava bem dentro do jogo e catapultou-se para a frente do set pela primeira vez nos 12-11. Cada vez melhor calibrado no serviço e no ataque, o ascendente Leonino ficou mais óbvio com o decorrer do set, ao longo do qual que os centrais Kelton Tavares e Tom Svans ajudaram a equipa a embalar para o resultado final, sentenciado com um remate de Melgarejo.